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Construção e aplicação de experimentos em Ciências da Natureza
Eduardo da Silveira Cason, Luciano Gomes Furlan, Hailla Alequissia Steques

Última alteração: 06-12-2019

Resumo


A inserção de atividades práticas nos currículos das mais variadas disciplinas tem sidouma ferramenta muito útil e contribui satisfatoriamente para o aprendizado em sala deaula. Sabe-se que a experimentação tem a capacidade de despertar o interesse dosalunos uma vez que a construção do conhecimento científico e formação do pensamentoé potencializada pelo desenvolvimento de atividades investigativas. A inclusão daexperimentação apresenta algumas contribuições como o desenvolvimento da iniciativa,tomada de decisões, aumento da capacidade de observação e construção de hipóteses,além de estimular a compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade.Porém, alguns experimentos não possuem abordagem baseada na realidade dosestudantes e desconsideram, muitas vezes, metodologias mais abrangentes e integradascom outras disciplinas que, muitas vezes, não atingem o devido objetivo. Na tentativade amenizar esses problemas, este trabalho tem como objetivo a construção deexperimentos na disciplina de Química dos cursos Técnicos de nível médio do IFRS -Campus Restinga. Foram estudadas e selecionadas práticas de química/ciências commateriais de baixo custo, alternativos, de fácil aquisição e que possam ser executadassem a exigência de uma infraestrutura de laboratório, por conta de sua simplicidade. Osexperimentos foram construídos e vem sendo implementados nas aulas de químicacursos Técnicos de nível médio do IFRS - Campus Restinga, com sugestões depossíveis conteúdos que possam ser trabalhados por outras disciplinas. As práticas temo perfil de serem facilmente executadas em uma sala de aula comum, utilizandomateriais alternativos, permitindo relacionar novas informações às que têmconhecimento. Resultados parciais demonstraram que a aplicação desses experimentosem sala de aula contribui significativamente para a motivação da aprendizagem,estimulam o questionamento investigativo e influenciam positivamente para mostrarque conceitos, muitas vezes difíceis e distantes dos alunos, podem ser abordados e
construídos de maneira eficaz. As atividades propostas seguem demonstrando seremeficazes e acessíveis a todas as instituições de ensino, especialmente aquelas carentes deinfraestrutura e recursos financeiros para a aquisição de reagentes e equipamentos delaboratório.

Palavras-chave


Aprendizagem; Atividades práticas; Química

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