Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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Projeto de pesquisa: relação entre ansiedade, depressão e qualidade de vida em alunos pertencentes ao IFRS Campus Alvorada
Jeferson Oliveira Abreu, Cristiane Silva Esteves, Thaisla Figueiró Sala, Raira da Silva Fittel, Franciele Ramos Figueira, Irani Iracema de Lima Argimon

Última alteração: 06-12-2019

Resumo


A ansiedade e a depressão são importantes fatores que afetam a qualidade de vida. São muitas vezes subdiagnosticadas e subtratadas, trazendo prejuízos para a saúde mental. No contexto escolar, é preciso estar sempre atento para o aparecimento de sintomas de ansiedade e de depressão, tendo em vista que podem influenciar no rendimento escolar e na vida social dos educandos. Diante disso, o presente estudo tem como principal objetivo verificar a relação entre ansiedade, depressão e qualidade de vida em alunos pertencentes ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Alvorada. Além disso, visa estimar a prevalência de sintomas depressivos e de ansiedade e sua associação com aspectos sociodemográficos e aspectos de qualidade de vida dos estudantes. Pretende-se também investigar a associação entre desempenho escolar e índices de depressão, ansiedade e qualidade de vida nos estudantes. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal.  A amostra se dará através da técnica de amostragem por conveniência, onde todos os alunos do IFRS Campus Alvorada serão convidados a participar da pesquisa, independente do curso e turno de estudo. Serão utilizados os seguintes instrumentos: ficha de dados sociodemográficos, Critério de Classificação Econômica Brasil de 2018, Inventário de depressão de Beck (BDI-II), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-BREF). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS e possui autorização do IFRS Campus Alvorada para a sua realização. Todos os participantes maiores de idade deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e os menores de idade deverão assinar Termo de Assentimento Livre e Esclarecido e seus os pais deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os instrumentos de avaliação serão aplicados em um único encontro, com duração média de 60 minutos. Até o momento, os instrumentos já foram aplicados em 6 turmas, num total de 155 alunos. Foram analisados os protocolos de 75 alunos e, desses, 41,3% apresentam grau mínimo de ansiedade; 29,3% ansiedade leve; 17,3% ansiedade moderada e 12% ansiedade severa. Em relação à depressão, 49,3% apresentam depressão mínima; 16% depressão leve; 18,7% depressão moderada e 16% depressão severa. A pesquisa ainda está em andamento, entretanto, os dados coletados até o momento são de extrema importância, pois espera-se que os resultados desse projeto contribuam para o planejamento de atividades de prevenção e de intervenções mais eficazes.

 


Palavras-chave


Qualidade de Vida; Estudantes; IFRS Campus Alvorada

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