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Relatos orais de professores e fotografia: história da educação profissional na cidade de Osório/RS
Ezequiel Nunes Pires, Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Última alteração: 06-12-2019

Resumo


O presente trabalho surge do projeto de pesquisa intitulado “História e memória da educação profissional: Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos - Polivalente, Osório/RS”. Sob o viés historiográfico e embasado na História Cultural, o projeto propõe-se a traçar o estudo da História da Educação Profissional na cidade. Compreendendo a história que envolve a criação da rede de escolas polivalentes, tendo sida implantada no período da Ditadura Militar sob acordos entre o MEC (Ministério da Educação) e USAID (United Agency for International Development), com o objetivo de transformar a educação brasileira, este trabalho tem por objetivos: estudar a história dessa instituição e o pensamento educacional que circulou na cidade na década de 1980, por meio de seu acervo fotográfico, da Revista Polivisão e da memória docente; desenvolver um acervo oral de memórias de professores que atuaram na Revista Polivisão e na Escola Polivalente na época. Trata-se de uma pesquisa documental, pois, tanto as fotografias do acervo da Escola Polivalente, como as edições da Revista Polivisão constituem-se em documentos. O trabalho com fotografias, documentos monumentos para esta investigação, pauta a abordagem histórica das imagens como fontes e a problemática de compreendê-las socialmente como documentos intencionais. Em relação à imprensa pedagógica, entende-se que a essa constitui-se em espaço difusor de ideologias, fonte no estudo das instituições educacionais e do pensamento pedagógico. Sobre a História Oral, é compreendida como metodologia de apreensão e registro de narrativas, de modo a documentar vivências, práticas e modos de vida. Num primeiro momento foi realizado o trabalho de digitalização, catalogação, caracterização e estudos do acervo fotográfico da instituição. Em seguida, a revista Polivisão agrega-se com os estudos iconográfico e historiográfico do acervo, servindo também de base para o mapeamento de docentes atuantes na época em que circulava e possibilitando desenvolver o acervo de relatos orais, construído a partir de uma entrevista estruturada e gravada que questiona sobre a atuação profissional, formação propiciada na época, contato com a revista Polivisão, prática docente nas décadas de 70/80 e relacionamento da comunidade escolar. Atualmente, o acervo oral se encontra em desenvolvimento. Já ocorreram 4 entrevistas, em que cabe mencionar as dificuldades para tal realização, como contatar docentes e agendar a execução das entrevistas; os estudos relacionados às fotografias foram concluídos, gerando um livro impresso como produto da pesquisa. Assim, a história da educação profissional na cidade é contada, com este trabalho, sob o viés da fotografia e dos relatos orais dos docentes da escola Polivalente.


Palavras-chave


História da educação profissional; Memória docente; História oral

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