Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria no laboratório de matemática no Campus Restinga
Eduardo Pasqualotto Riboli, Diana Vega Marona, Joyce Toledo Moreira

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O projeto de ensino “Monitoria de Matemática no Campus Restinga”  surgiu da observação realizada pelos professores, dos altos índices de reprovação e evasão nas disciplinas de matemática e afins.  Com o objetivo de retomar tais questões, manter o nível e a qualidade de ensino desta instituição, criar parcerias interdisciplinares, promover o interesse por esta ciência, organizamos uma equipe plural. Fizemos parceria com o projeto de extensão “Laboratório de Educação Matemática do Campus Restinga” (LEM) que conta com quatro alunos monitores de diferentes cursos do médio integrado: eletrônica, informática e lazer. Fizemos também parcerias com outros dois projetos de extensão e de ensino, respectivamente. O projeto “Preparação para OBMEP”, tem como objetivo o estudo para as duas etapas da prova da olimpíada. Já o projeto “Trabalhando com Softwares Matemáticos” visa aliar matemática e o mundo tecnológico, onde se utilizam aplicativos e softwares voltados ao estudo das disciplinas de exatas. Com estas parcerias, os monitores além de aprenderem a conviver com a comunidade escolar, trabalham de maneira cooperativa os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais dos discentes envolvidos (monitor, docente e monitorando), auxiliando a qualquer pessoa que venha a necessitar do nosso espaço de aprendizado. Os tópicos a serem abordados pelas monitorias, muitas vezes, são verificados pelos próprios monitores que identificam falhas em alguns conteúdos de matemática básicas apresentadas por seus colegas em momentos cotidianos. Desta forma, os alunos voluntários/monitores auxiliam os professores em suas práticas de ensino fazendo-os repensar e replanejar suas aulas; e sempre que necessário, criam materiais instrucionais (jogos, por exemplo). Também realizam-se no mínimo três oficinas mensais cujos tópicos abordados são sugeridos  pela comunidade interna do campus e normalmente surgem em função de dificuldades apresentadas pelos estudantes. Uma vez na semana, nos intervalos são realizadas atividades lúdicas visando estimular a comunidade escolar a testar seus conhecimentos matemáticos. Citamos ainda, que concomitantemente a Mostra Científica do campus, realizamos a “II Maratona de Matemática”, momento em que os alunos estudam de forma lúdica, competindo junto com suas equipes. A monitoria está cada vez mais tendo reconhecimento positivo pelos alunos e docentes. Percebe-se um maior número de aprovações parciais referente às notas trimestrais, uma queda de evasão nas disciplinas afins e uma animação discente para estudar matemática.

Palavras-chave


Monitoria; Matemática; Laboratório

Texto completo: PDF