Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Jovens protagonistas na divulgação do Campus Osório através de um projeto de extensão
Richard William Pott Espíndola, Gabriela Silva Morél de Oliveira, Gabriela Bocchese Garcez

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


A comunicação da instituição com os seus públicos de relacionamento é um dos seus deveres para o reconhecimento social e transparência na comunidade. Considerando esta justificativa, o projeto de extensão “ComunicAção: do campus para a comunidade”, surgiu a partir da necessidade do campus ter programas de divulgação joviais, e com isso divulgar conhecimentos e ações produzidas na instituição, por meio de programas de vídeo e interação via mídias sociais. A metodologia do trabalho consiste na construção e desenvolvimento de programas para internet, que são eles: Campus Osório Notícias; EEPA; Café com Pipoca. O programa “Campus Osório Notícias”, através de um formato jornalístico, apresenta atividades, eventos e ações realizadas dentro do campus, organizadas por núcleos e projetos. O “EEPA”, utilizado como abreviação para  “ensino, extensão e pesquisa em ação” é destinado à divulgação de forma dinâmica de projetos do tripé ensino-pesquisa-extensão, a fim de conhecimento das produções científicas, artísticas e sociais desenvolvidas na instituição. Por último, o programa “Café com Pipoca” é uma proposta diferenciada, onde a cultura pop, geek e nerd é apresentada em um formato dinâmico, apresentado a comunidade assuntos como filmes e jogos. Os programas são divulgados nas redes sociais Facebook e YouTube. Além das divulgações em formato de vídeo, outra metodologia adotada é a interação na plataforma Instagram, onde é realizada a divulgação e interação com seguidores. Através de uma linguagem jovem, como stories, emojis e gifs é possível um contato mais descontraído com o público, além de uma divulgação mais dinâmica e instantânea. Todo o contato com o público externo é recebido a partir de comentários e mensagens via redes sociais. Um ponto a ser destacado é o protagonismo dos bolsistas, que tornaram-se responsáveis pelo processo da criação de conteúdo, através da captação de imagens, criação de textos, realização de entrevistas, edição de vídeos e divulgação nas mídias. A partir disso foi possível perceber dois resultados: a autonomia e dinamismo dos estudantes demonstrado no tempo dedicado ao projeto e a interação com a comunidade externa que o projeto tem adquirido. Esse resultado é parcial, pois o projeto ainda está sendo executado. Então, a partir dos resultados aqui destacados, os objetivos têm sido cumpridos de maneira muito satisfatória, já que a comunidade permanece sempre atenta a novos eventos promovidos pela instituição e disposta a uma interação imensa com os bolsistas e o projeto como um todo.


Palavras-chave


Protagonismo jovem; Comunicação; Divulgação

Texto completo: PDF