Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Manutenção Preventiva de Computadores da Prefeitura Municipal de Sertão
Valéria Boito da Silva, Marcos Antônio de Oliveira

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


A tecnologia e suas constantes mudanças provocam no mundo e suas sociedades, fenômenos rápidos demais para serem compreendidos e absorvidos pelas pessoas, o que origina em nós uma necessidade de atualização para nos mantermos incluídos nos momentos e registros atuais.

O presente projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Sertão e se ramifica para as demais secretarias que possuem ligação direta com a mesma, buscando sanar as situações problemáticas quanto ao uso da tecnologia e suas especificidades, realizando manutenções, consertos e atividades de aprendizagem.

Dentre os objetivos do projeto, destacamos o desenvolvimento das ações de manutenção e preservação dos equipamentos de tecnologia, proporcionando dessa forma uma maior vida útil dos computadores, e consequentemente um melhor rendimento nas ações como servidores públicos. Destacamos ainda o aprimoramento no relacionamento com as pessoas, indo ao encontro das disciplinas de viés humano no decorrer dos cursos ofertados pelo IFRS Campus Sertão.

A metodologia no desenvolvimento do projeto, está direcionada para o atendimento das demandas de manutenção dos equipamentos, de forma direta e específica na prefeitura municipal de sertão. Assim, é disponibilizado um espaço para os bolsistas na própria prefeitura, a fim de desenvolver as ações do projeto.

Como resultados parciais, estamos conseguindo proporcionar diversas ações que visam o aumento da vida útil dos computadores e seus componentes, bem como a melhor utilização do equipamento pelo servidor municipal em relação a problemas técnicos. Entendemos ser de grande pertinência o desenvolvimento deste projeto, por estarmos evoluindo enquanto acadêmicos, principalmente por podermos nos desenvolver de forma "interdisciplinar", uma vez que necessitamos de um envolvimento significativo com a população sertanense, bem como com os servidores públicos municipais.

Ainda, o envolvimento com este projeto nos proporciona conhecer de modo integral o funcionamento do ensino no município, bem como de algumas pesquisas que observamos, e por último o viés da extensão auxiliando a comunidade de forma ampla.

Deste modo, o projeto proporciona por meio da área de informática, um espaço de pleno crescimento estudantil, pois, aquilo que vivenciamos de forma teórica nas disciplinas das áreas "humanas", nos proporciona compreender de fato o quanto necessitamos conhecer as pessoas para que assim consigamos desenvolver nossas ações de extensão, interagindo com as pessoas de diferentes níveis, nos proporcionando um grande crescimento pessoal e profissional.


Palavras-chave


conservação; informática; projeto

Texto completo: PDF