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Impacto social dos egressos dos cursos do IFRS - Campus Vacaria
Luan Arthur Haas Bolkenhagen, Rosemeri Barreto Argenta

Última alteração: 06-12-2019

Resumo


As instituições de educação desempenham um importante papel de desenvolvimento social, econômico e cultural. O IFRS Campus Vacaria oferta ensino gratuíto em três níveis, técnico subsequente ao ensino médio, técnico integrado ao médio e ensino superior. O estudante, quando opta por um dos cursos percorre um processo que vai do acesso à diplomação, e é sobre o sucesso pessoal e profissional, após a conclusão do curso, que esse projeto se refere. Tem como objetivo identificar o impacto social na vida dos estudantes egressos dos cursos ofertados pelo IFRS Campus Vacaria no período de 2015 a 2018. A metodologia utilizada foi elaborada nas seguintes etapas: coletar dados de matrícula e de diplomação; formulação e aplicação de questionário, com questões referente a situação social e econômica e realizar estudos sobre o município de Vacaria, para servirem de base na análise. Os resultados embora provisórios indicam 59 diplomados, destes 50,8% são do sexo feminino denotando igualdade na questão de gênero. Outrossim,  dos 7% do público alvo que responderam ao questionário, destacam-se os aspectos: intergeracionalidade, haja vista que 50% dos participantes da pesquisa apresentam idade até 21 anos enquanto o restante tem idade de 30 a 35 anos; Emprego e renda durante o curso: 50% estavam empregados e apresentavam renda entre 2 a 3 salários mínimos. Os que estavam desempregados, apontaram como dificuldades a falta de formação e especialização. Emprego após a formação: dos 50% inseridos, 25% afirma não ter vagas disponíveis na área e 25% não se interessaram em trabalhar na área e se mantiveram estudando no IF. Renda (atual): dos que apresentam renda, 66,7% recebem entre 1 a 2 salários mínimos e 33,3% têm renda entre 2 a 3 salários mínimos; Todos afirmaram que o IFRS lhes proporcionou uma formação adequada e de acordo com a exigência do mercado e  75% referiu uma melhora profissional. Com o estudo e a análise parcial dos dados é possível observar que, embora haja uma qualificação por meio da conclusão de curso, não há identificado até o momento, um salto significativo nos aspectos de emprego e renda. Por outro lado, observa-se uma satisfação pessoal do egresso por ter concluído o curso e ter uma formação profissional.



Palavras-chave


Informação profissional, Êxito, Egressos

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