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Materiais Teórico Práticos para Auxílio na Disciplina de Corrente Alternada do Curso Técnico em Eletrotécnica
Cristoffer Araujo Colares, Rodrigo Gehrke Tonin, Dara Rosa Bastos, José Eli Santos Dos Santos, Thiago Dos Santos Da Fonseca

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


A disciplina de corrente alternada é uma das que apresenta maiores índices de reprovação e evasão nos segundos ano/semestre do Curso Técnico em Eletrotécnica do IFRS – Campus Rio Grande nas modalidades Integrado e Subsequente, segundo dados do Sistema Integrado Acadêmico (SIA), nos anos de 2015 à 2018, os índices de aprovação na disciplina ficaram na faixa de 32% e a evasão na faixa de 36% . Alguns fatores que afetam o desempenho dos alunos são a dificuldade no entendimento de conceitos da física e da matemática, a grande quantidade de matéria a ser trabalhada dentro do ano/semestre e o número elevado de discentes matriculados na disciplina. Sendo assim, para contornar a presente situação e ampliar a permanência e êxito dos discentes, estão sendo realizadas algumas ações, tais como, a disponibilização de mais horários de atendimento, realização de atividades prática/demonstrativas e criação de instrumentos norteadores para a disciplina como uma apostila. Inicialmente foram analisados novamente os dados do SIA para os anos supracitados, após, deu se início a um processo de avaliação dos materiais utilizados pelos professores da disciplina buscando alternativas que pudessem contribuir para a construção do conhecimento pelos alunos matriculados. Foram avaliadas as listas de exercícios existentes, bem como, materiais entregues aos alunos e a apostila que era utilizada. Com o objetivo de facilitar o entendimento dos discentes foram readequadas algumas listas de exercícios, e deu-se início a construção de uma nova apostila, orientando-se pela ordem e forma como os assuntos estão sendo trabalhados pelos professores. Somando-se a isto, também foram ampliados os horários de atendimento e algumas atividades práticas foram planejadas e trabalhadas em sala de aula. Com tais medidas, levando em consideração apenas o primeiro semestre de 2019, obteve-se uma redução estimada de 21% na evasão da disciplina e um aumento de 8% no índice de aprovação comparado aos anos anteriores.

Palavras-chave


Ensino, Corrente Alternada, Permanência e êxito, Índice de aprovação, Materiais práticos e teóricos.

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