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Materiais Teórico Práticos para Auxílio na Disciplina de Corrente Alternada do Curso Técnico em Eletrotécnica
Última alteração: 28-02-2020
Resumo
A disciplina de corrente alternada é uma das que apresenta maiores índices de reprovação e evasão nos segundos ano/semestre do Curso Técnico em Eletrotécnica do IFRS – Campus Rio Grande nas modalidades Integrado e Subsequente, segundo dados do Sistema Integrado Acadêmico (SIA), nos anos de 2015 à 2018, os índices de aprovação na disciplina ficaram na faixa de 32% e a evasão na faixa de 36% . Alguns fatores que afetam o desempenho dos alunos são a dificuldade no entendimento de conceitos da física e da matemática, a grande quantidade de matéria a ser trabalhada dentro do ano/semestre e o número elevado de discentes matriculados na disciplina. Sendo assim, para contornar a presente situação e ampliar a permanência e êxito dos discentes, estão sendo realizadas algumas ações, tais como, a disponibilização de mais horários de atendimento, realização de atividades prática/demonstrativas e criação de instrumentos norteadores para a disciplina como uma apostila. Inicialmente foram analisados novamente os dados do SIA para os anos supracitados, após, deu se início a um processo de avaliação dos materiais utilizados pelos professores da disciplina buscando alternativas que pudessem contribuir para a construção do conhecimento pelos alunos matriculados. Foram avaliadas as listas de exercícios existentes, bem como, materiais entregues aos alunos e a apostila que era utilizada. Com o objetivo de facilitar o entendimento dos discentes foram readequadas algumas listas de exercícios, e deu-se início a construção de uma nova apostila, orientando-se pela ordem e forma como os assuntos estão sendo trabalhados pelos professores. Somando-se a isto, também foram ampliados os horários de atendimento e algumas atividades práticas foram planejadas e trabalhadas em sala de aula. Com tais medidas, levando em consideração apenas o primeiro semestre de 2019, obteve-se uma redução estimada de 21% na evasão da disciplina e um aumento de 8% no índice de aprovação comparado aos anos anteriores.
Palavras-chave
Ensino, Corrente Alternada, Permanência e êxito, Índice de aprovação, Materiais práticos e teóricos.
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