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Mais Ciência: monitoria de ciências da natureza em turmas do segundo ano do ensino médio
Rauan Vasco de Souza, Janaína De Nardin

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


Ao longo do século XX, o modelo de ensino focado na padronização do ensino para o mercado de trabalho acabou por caracterizar os alunos apenas como ouvintes aptos a receberem as informações de seu orador, o professor. Por conta da difusão do método unidirecional, este que se mostra ineficaz, o projeto de ensino “Mais Ciência: monitoria de ciências da natureza”, inspirado em metodologias que buscam instigar a pesquisa autônoma dos discentes, incentiva uma construção descentralizada da aprendizagem, que pode se traduzir em ganhos para a ciência brasileira, por interagir diretamente com potenciais pesquisadores e pesquisadoras. Portanto, promovendo a integração entre bolsistas, discentes e docentes, o presente projeto visa quebrar barreiras e aprimorar a relação didático-pedagógica em seu conteúdo e sua aplicação; facilitar a aprendizagem dos estudantes; oportunizar práticas experimentais em Ciências Naturais e Ambiente, Saúde e Sociedade; possibilitar o trabalho em equipe; consolidar o Laboratório de Ambiente e Saúde, através de sua utilização em diversas metodologias de aula e fixando-o como peça fundamental para o processo de construção da aprendizagem autônoma. A metodologia de trabalho, aplicada às turmas de segundo ano dos cursos técnicos de Produção de Áudio e Vídeo e Meio Ambiente Integrados ao Ensino médio, turno da manhã, envolve as seguintes etapas: consolidação e sistematização do conhecimento dos estudantes; contribuição na preparação das aulas e dos materiais didáticos a serem utilizados nas aulas de Ciências da Natureza, através da participação dos bolsistas e voluntários na elaboração de atividades técnicas, de pesquisa e de ensino, e outros componentes relacionados; auxílio nas atividades desenvolvidas no Laboratório de Ambiente e Saúde. Este projeto de ensino já promoveu o desenvolvimento de diversas aulas dinâmicas dentro e fora do Laboratório de Ambiente e Saúde, como: aulas utilizando cartazes, massinha de modelar para representar conceitos, desenhos no quadro e gravação de podcasts; bem como atuação ativa dos bolsistas, que auxiliam tanto fora de sala, na proposta de experimentos e metodologias, como dentro de sala, respondendo às particularidades de cada aula. O Projeto de Ensino Mais Ciência atua na contracorrente de uma concepção unilateral do ensino. As dinâmicas e metodologias desenvolvidas até então, além de criativas e integradoras, mostraram-se eficazes para o engajamento dos alunos. O projeto de ensino é infindável e está em constante mudança pois novos desafios sempre se apresentam. Por isso, é importante engajar nesta jornada, buscando transpor desafios e desenvolvendo novas metodologias para formar futuros pesquisadores.

Palavras-chave


Educação; Integração; Pedagogia

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