Última alteração: 28-02-2020
Resumo
Compartilhar conhecimentos, auxiliando os colegas a superarem dificuldades, a partir de vivências, vocabulário e visões de mundo semelhantes, é uma das contribuições da monitoria para o processo de aprendizagem. Essa proposta ganha relevância quando vinculada ao método de ensino em componentes curriculares que tradicionalmente apresentam-se como obstáculos difíceis de serem vencidos por alguns estudantes. Enquadra-se aqui a matemática, ainda vista por muitos como um conjunto de conhecimentos de difícil compreensão. Junto ao grande número de estudantes com problemas de aprendizagem nessa área estão aqueles que se sobressaem nesse processo, apresentando bom desempenho. Tais constatações conduzem ao seguinte problema: como utilizar as diferenças das potencialidades dos estudantes buscando fortalecer relações sociais e promover a aprendizagem e a melhoria no desempenho da turma? A partir disso, define-se o seguinte objetivo: implementar um projeto de monitoria de alunos por pares como metodologia de ensino-aprendizagem no componente curricular de Matemática I do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, do IFRS - Campus Veranópolis. Para as atividades de monitoria adotou-se como método a atuação simultânea de dois monitores, para que pudessem ser um o suporte do outro, com a orientação do professor responsável pelo projeto. Semanalmente eles recebem os colegas de sua própria turma, no turno inverso às aulas, para darem apoio à aprendizagem. Os conteúdos, objeto de dificuldade, são abordados e os monitores auxiliam na resolução de exercícios, explicando como funcionou o seu próprio processo de compreensão, descrevendo o raciocínio lógico envolvido. Os resultados parciais observados demonstram os ganhos que o projeto de monitoria trouxe aos estudantes da turma de primeiro ano de ensino médio do curso referido. Observou-se que colegas que sequer relatavam dúvidas começaram a participar das monitorias e revelar aos pares suas dificuldades; algumas das carências trazidas do ensino fundamental também puderam ser trabalhadas, visto que nas aulas regulares não havia tempo para tal; e, como consequência, as notas de alguns estudantes que estavam abaixo da média no 1º trimestre foram recuperadas no 2º trimestre letivo. Dessa forma conclui-se que o projeto de monitoria de alunos por pares foi capaz de contribuir no desenvolvimento das relações sociais entre os estudantes, fortalecendo laços de confiança, bem como promover a melhoria no processo de aprendizagem, por meio de uma estratégia de ensino complementar à atuação do professor. Assim, foi possível verificar melhoria no desempenho daqueles estudantes que buscaram auxílio dos monitores.