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A literatura de autoria feminina presente nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa adotados pelo IFRS - Campus Osório
Julia Ferri Pinto, Luciane Senna Ferreira Ferreira, Pâmela Pereira de Pinho de Pinho

Última alteração: 06-12-2019

Resumo


O projeto “A literatura de autoria feminina presente nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio adotados nas escolas públicas no município de Osório/RS” foi constituído a partir de discussões propostas pelo NEPGS/Campus Osório e pelas problematizações das/os estudantes de Letras sobre o cânone literário, ensino de literatura e presença de autoria feminina. A pesquisa é inédita na região e busca, nesta primeira etapa, mapear a presença/ausência da produção literária de mulheres, a partir dos textos/obras presentes nos LDLP recebidos nas escolas do município de Osório/RS, procedendo à quantificação entre autoras e autores e verificando se as diretrizes do Plano Nacional do Livro Didático, no que diz respeito à pluralidade e à diversidade, estão presentes como garantia da formação integral dos sujeitos em suas dimensões humana, social e cidadã. O LD foi escolhido como objeto de pesquisa, pois se configura como um dos instrumentos de ação de trabalho docente, ocupando lugar de destaque e apoio em sua prática e, em alguns contextos, o único recurso. Primeiro buscou-se junto às escolas quais livros foram adotados nos últimos três anos, adquiriu-se todos os exemplares e passou-se, então, ao procedimento do levantamento quantitativo das produções literárias femininas e masculinas presentes neles, gêneros literários, digitalização e catalogação dos dados. De oito coletâneas que serão pesquisadas, até o momento duas foram mapeadas, portanto, o presente trabalho aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa mais ampla e seu resultado é parcial. Os LDs adotados pelo Campus Osório apresentam baixa presença de produções de escritoras comparada a de escritores, principalmente nos capítulos dos estudos literários, evidenciando que, mesmo sendo uma coleção atual, não contempla o universo da escrita feminina, estando, ainda, pautada à preservação e à continuidade de saberes constituídos na perspectiva da literatura canônica, que silenciam as vozes das mulheres. Estes dados são determinantes para a continuidade desta etapa da pesquisa, uma vez que até o momento aponta-se para a ausência de produções femininas nos LDs, tornando-se relevante investigar se o mesmo ocorre nas demais coletâneas. Ainda, são fundamentais para continuação e desenvolvimento da pesquisa no próximo ano, que buscará analisar qualitativamente os textos presentes nos LDs. A partir destas duas etapas e de seus resultados, pretende-se construir um banco de dados para futuras pesquisas na área de literatura, gênero e sexualidade; produzir material didático que supra as possíveis deficiências do LD; e problematizar novas questões sobre ensino de literatura e LD.



Palavras-chave


Literatura; autoria; Livro Didático; Ensino;

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