Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Projeto de ensino e seus desdobramentos
Angélica Tommasini, Ana Sara Castaman, Ângela Helena Peretti, Luciane Inocente, Márcio Luis Vieira

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


“Produção de estratégias e materiais didático-pedagógico de apoio ao docente da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)’’, constitui-se como um projeto de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão que tem como finalidade auxiliar e contribuir com o docente na pesquisa, sugestão, instrumentalização e criação de materiais didático-pedagógicos para mediar o processo de ensino em sala de aula. Para tanto, por meio de uma abordagem metodológica qualitativa e de relato de experiência, apresenta-se o referido projeto. O desenvolvimento do mesmo ocorre a partir da atuação da coordenadora, 02 (dois) colaboradores, 02 (dois) bolsistas e de inúmeras ações: a) estudos e pesquisas bibliográficas sobre o tema estratégias de ensino; b) atendimentos semanais, presenciais e/ou à distância dos professores para apoio quanto às práticas pedagógicas; c) confecção de materiais didático-pedagógicos; d) envio periódicos de e-mails aos servidores e postagens na página do facebook de materiais acerca das estratégias de ensino e para a divulgação do projeto; e) participação em eventos e seminários na área da educação e ensino; f) organização de oficinas pedagógicas sobre o tema; g) apresentação em comunicações científicas e publicações de resumos e artigos do resultados de vivências e de pesquisas empreendidas do/no projeto, levando o mesmo e a instituição a outros espaços escolares. No que concerne ao atendimento docente, a procura pelo atendimento das bolsistas ocorre de forma voluntária. Assim, essas disponibilizam jogos, dinâmicas e técnicas de ensino, de acordo com as demandas e o conteúdo apresentado pelo professor, levando em consideração os estilos de aprendizagem, as possibilidades, as limitações e o campo sociocultural dos estudantes. Os resultados parciais são satisfatórios, já que o projeto de ensino foi aderido pelos professores da EPT. A partir dos atendimentos realizados e das estratégias de ensino sugeridas, recebeu-se um feedback positivo dos estudantes das atividades mediadas. Outrossim, representou-se a instituição em diferentes eventos, (com)partilhando experiências. Ainda, otimizou-se a formação continuada das bolsistas que integram o projeto de ensino.



Palavras-chave


Projeto de Ensino; Estratégias de Ensino; Educação Profissional e Tecnológica.

Texto completo: PDF