Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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Revitalização do laboratório de Ciências
Fabiane Nunes, Lúcio Olímpio Carvalho Vieira

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O ensino de ciências na atualidade vem sendo um desafio para os estudantes e para os professores. O caráter abstrato dos conteúdos e sua desconexão com o dia a dia dos estudantes contribuem para a aprendizagem não significativa. No âmbito do ensino de ciências os estudantes tendem a decorar fórmulas, conceitos, reações e nomenclaturas, não contextualizando estes saberes ao seu cotidiano. O laboratório é um ambiente de aprendizagem que possibilita ao aluno associar assuntos relacionados a teoria de forma dinâmica. Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvemos a revitalização do laboratório de ciências na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Oscar Tollens, que estaria sendo utilizado como deposito sem fins de aprendizagem. A revitalização deste espaço é de extrema importância para a realização de atividades práticas que fazem com que o aluno construa através de suas experiências o conhecimento. Este trabalho tem como objetivo de apresentar a recuperação e o desenvolvimento conjunto aos alunos as potencialidades do espaço físico, possibilitando a utilização do espaço para atividades para uma aprendizagem contextualizada por meio de experimentos. Inicialmente foi realizado o reconhecimento do espaço e a triagem de objetos presentes no laboratório, posteriormente foi feito uma limpeza nos materiais viáveis para uso e descartados os demais, por fim limpeza e organização do espaço. Um segundo levantamento de materiais foi feito a fim de comprar alguns materiais que poderiam auxiliar em experimentos que não estivesse disponível no laboratório. Os alunos tiveram o privilégio de utilizar o laboratório para a construção de seus experimentos para a feira de ciência, podendo manipular diferentes instrumentos laboratoriais. Na escola, quando esse laboratório se encontra em condições adequadas de uso, se torna uma ferramenta importante no ensino, tornando-se uma maneira de visualizar e estruturar a produção dos conhecimentos científicos. Com isso almejamos que o processo de revitalização do espaço incentive a complementação das aulas, pois a realização de atividades diferenciadas no Ensino de Ciências, como as aulas práticas, constituem um recurso eficaz na promoção do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Laboratório; Revitalização; Aprendizagem

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