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A evasão nos cursos de extensão no IFRS: análise dos dados referentes ao Programa “Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão do Campus Caxias do Sul”
Luiza Todeschini Vieira, Manuela Damiani Poletti da Silva

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


Evasão escolar é o ato de deixar de frequentar as aulas, ou seja, abandonar o ensino em decorrência de qualquer motivo. Em 2013, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) indicou que o Brasil, com a taxa de 24,3%, tem a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Tal problemática também é notória nos cursos ofertados pelo Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão Campus Caxias do Sul do IFRS (NELE), o qual foi implantado em 2018. O Núcleo foi criado para administrar e sistematizar as ações de extensão vinculadas ao ensino de línguas no Campus, especialmente, os cursos de Língua Inglesa e de Libras, atendendo, assim, às necessidades da comunidade. O reconhecimento das possíveis causas da evasão, bem como a gestão das informações relacionadas a ela, é imprescindível, uma vez que norteia as ações que devem ser adotadas afim de garantir o aproveitamento efetivo das vagas ofertadas nos cursos de extensão. Desta forma, este trabalho tem o objetivo avaliar a movimentação dos alunos no que se refere à evasão nos cursos de Libras e Língua Inglesa (Move On! Inglês na Comunidade). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, delimitada a cursos de línguas presenciais. Para a obtenção de dados, realizou-se pesquisas bibliográficas sobre evasão em instituições, universidades e cursos públicos; aplicação de questionário online para os inscritos no curso Move On! - Inglês na Comunidade no ano de 2018 e no atual; comparação dos dados de inscritos e concluintes do curso de Libras no ano anterior. No ano de 2018, o curso de Língua Inglesa atingiu o total de noventa e quatro (94) inscritos, porém, em cerca de cinco meses de curso, faltando apenas um mês para a conclusão de cada módulo, apenas 53,2% dos inscritos continuavam a frequentá-lo. Após aplicação do instrumento de pesquisa, identificou-se que as principais razões que levaram à desistência do curso foram os compromissos com o trabalho, a falta de tempo para se dedicar ao curso, a troca de semestre na faculdade/universidade e problemas de saúde. Diante do que já pôde ser concluído, evidencia-se a  necessidade de expandir o estudo, a fim de compreender melhor os motivos da ocorrência da evasão, uma vez que esta definição é fundamental para a organização das atividades promovidas pelo Núcleo de Línguas.



Palavras-chave


Cursos de Extensão; Evasão Escolar; Ensino de Línguas

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