Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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Ifkids x fracasso escolar
Agatha Edwiges Moraes Silveira, Helen Rodrigues Cardoso

Última alteração: 06-12-2019

Resumo


O projeto de pesquisa ifkids X fracasso escolar, tem como objetivo acompanhar o processo de implantação do projeto de extensão ifkids, verificando o potencial das experiências por ele proporcionadas no combate ao fracasso escolar advindo da evasão. Pretende analisar sua contribuição no combate aos índices de infrequência dos estudantes do turno noturno do Campus Restinga, do IFRS, relacionando a possível e esperada diminuição das faltas ao projeto. Também tem a intenção de contribuir com a discussão sobre fracasso escolar, no âmbito do Núcleo de Estudos Sobre Processos de Encinagens. O projeto pretende contribuir para a discussão sobre o fracasso escolar, principalmente aquele advindo dos índices de infrequência e evasão. E, também, acompanhando e qualificando a realização do projeto de extensão ifkids, quer combater da evasão e promover a permanência dos estudantes do turno noturno. E os estudantes do turno noturno terão uma alternativa para auxiliá-los com seus pequenos em alguns de seus períodos de aula. Dentre as modalidades ofertadas, está a Educação de Jovens e Adultos, o PROEJA. As comunidades que formam o Bairro Restinga são conhecidas por apresentar altos índices de criminalidade e violência. Seus moradores, não raro, estão expostos a situações que configuram a considerável vulnerabilidade social. O acesso aos cursos oferecidos pelo Campus já é considerado uma conquista pelos alunos. Principalmente, àqueles que não o tiveram na idade correta. No entanto, faz-se necessário atenção às vivências e às relações que se estabelecem no ambiente escolar de maneira a consolidar a permanência qualificada dos estudantes. Ao receber diferentes alunos, com vivências e caminhadas escolares tão diversas, têm-se especificidades a serem respeitadas em cada uma das trajetórias dos estudantes. Atualmente, o campus Restinga se encontra em um cenário em que muitos estudantes, principalmente no turno da noite e do PROEJA, se veem na necessidade de levar suas crianças para as aulas. São pessoas que, apesar das inúmeras responsabilidades que precisam assumir em seu dia-a-dia, não querem abrir mão da oportunidade de construir um futuro melhor através da qualificação acadêmica. Desta forma, nasceu a ideia de criar um espaço de recreação para atender estes alunos que não tem com quem deixar suas crianças e que também não querem abrir mão da oportunidade de se formar. Atualmente o projeto conta com três bolsistas e duas voluntárias, o projeto acontece nas terças e quintas, das 19h30 às 21h30.

 


Palavras-chave


Permanência; Fracasso Escolar; Lazer; Recreação.

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