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Cine diversidade: precisamos falar com os homens?
Rodrigo Otavio da silva MAcedo, Ademilde Irene Petzold Prado

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


Este trabalho faz parte do projeto de ensino “Cine Diversidade: “gênero, sexualidade e diversidade étnico-cultural”, no qual são desenvolvidas sessões de exibição de produções audiovisuais que abordam temas relacionados ao  machismo, homofobia e racismo, proporcionando espaços para debates e reflexões sobre os mesmos. Como parte da sociedade, o ambiente escolar possibilita o contato com as diferenças que existem, mas que muitas vezes são invisibilizadas em detrimento de padronizações naturalizadas. Por isso é importante pensar a escola como um espaço de diálogo que permite reflexões e discussões sobre os temas propostos junto com a comunidade escolar. O trabalho aqui proposto consiste na apresentação e análise do documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero” com direção e roteiro de Ian Leite e Luiza de Castro; para, a partir dessa análise, refletir sobre alguns aspectos relacionados à masculinidade tóxica, junto aos participantes. O documentário procura aproximar os homens desse tema tão relevante, com o objetivo de mostrar que a igualdade de gênero impacta a todos e todas e que, portanto, proporciona benefícios à sociedade como um todo. Além disso, também aborda como se formam, se sustentam e de que modo podemos desconstruir os estereótipos de gênero nocivos, que se perpetuam no cenário atual. Após a exibição, é aberto espaço para discussão em que os participantes serão provocados à reflexão sobre o assunto tratado no documentário, proporcionando reflexões sobre o quanto e como a padronização da masculinidade afeta nosso convívio em sociedade. Os resultados esperados através da apresentação deste trabalho são: gerar reflexão do público sobre o quanto a masculinidade tóxica afeta a todos e todas. E, também, refletir sobre os padrões de masculinidade impostos pela sociedade  e sobre a invisibilização dos sentimentos masculinos.



Palavras-chave


Produção Áudio Visual; Masculinidade; Igualdade; Gênero

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