Última alteração: 28-02-2020
Resumo
O presente trabalho integra o projeto de ensino “Acessibilidade e inclusão: desenvolvimento de recursos didático-pedagógicos adaptados”. Adaptações curriculares são necessárias nas escolas para que se ofereça uma educação inclusiva, e a educação é um direito universal, o que exige uma atenção extra da comunidade escolar para os alunos que tenham necessidades educacionais específicas. A partir destes pressupostos entende-se que há a necessidade de se produzir materiais para auxiliar tanto o desenvolvimento acadêmico desses estudantes quanto o trabalho dos docentes; porém, materiais adaptados ainda são escassos nas instituições de ensino, o que dificulta os processos de ensino e aprendizagem e a adesão escolar de pessoas que os demandem, tais como estudantes com dislexia, deficiências em sua ampla esfera física e intelectual, autismo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), etc. O objetivo do projeto é possibilitar uma formação integral e acessível aos estudantes com necessidades específicas, através da promoção de vivências, desenvolvimento e construção de material didático-pedagógico adaptado, a ser realizado por estudantes bolsistas e voluntários, com supervisão de professores e técnicos-administrativos. Este trabalho tem por objetivo específico desenvolver materiais para auxiliar no ensino de alunos e alunas com cegueira e baixa visão. A metodologia de trabalho envolve as seguintes etapas: levantamento das necessidades específicas dos estudantes; a partir do currículo, buscar formas de melhor atender às necessidades dos estudantes, em suas diferentes especificidades; estudo e pesquisa bibliográfica para a elaboração de recursos, e avaliação da sua aplicabilidade; produção de recursos didático-pedagógicos adaptados às necessidades dos estudantes; registrar as ações e recursos desenvolvidos, em formato de relatório. Até o momento da submissão deste resumo, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre metodologias de ensino de pessoas com deficiências visuais, no intuito de compreender o estado do conhecimento sobre o assunto. Para levantamento das necessidades do Campus, foi realizada uma entrevista com o professor de Geografia da Instituição, o qual sugeriu o desenvolvimento de um material para o ensino do relevo do Rio Grande do Sul; a partir disso, optou-se por construir um mapa tátil utilizando recursos de baixo custo. Após a finalização do mapa, será feito o teste com os estudantes que demandam tal recurso, para avaliar a sua eficiência e fazer as modificações necessárias. Como o material ainda está sendo desenvolvido, não há conclusões para serem apresentadas, porém já se conhece as demandas dos estudantes cegos e com baixa visão do Campus.