Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria acadêmica de Química
Bruna Casara Meira, Samara Garcia Schweickardt

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


Pesquisas realizadas ao decorrer dos anos no IFRS Campus Caxias do Sul apontam que estudantes possuem maiores dificuldades na área de Ciências Exatas, que  compreendem as disciplinas de Química, Física e Matemática. A monitoria acadêmica de Química é uma das oportunidades proporcionadas para o processo de aprendizagem com horários diversificados, flexíveis e acessíveis para alunos da instituição. Neste contexto, o objetivo do atual trabalho é diagnosticar as dificuldades encontradas por alunos e auxiliá-los com metodologias pedagógicas desenvolvidas pelo monitor, além do desenvolvimento autônomo do monitor e de uma maior interação entre monitor, aluno e professor. O trabalho foi realizado através de questionários on-line aplicados aos estudantes do Ensino Médio e também, aos monitores atuais e aos que já ministraram a monitoria anteriormente. Os dados coletados por meio dos questionários apontam que 38,9% dos alunos no ensino médio gostam da disciplina de Química, enquanto 40,6% apontam gostar um pouco e 20,5% não gostam. Cerca de 52,3% dos alunos, relatam ter dificuldade com cálculos relacionados a Estequiometria, 27,8% apontam a forma de abordagem, 5,5% não possuem dificuldades e o restante aponta o fato de não gostar da disciplina por motivos de dificuldade de aprendizado. Perante as aplicações didáticas mais utilizadas encontram-se as aulas expositivas com exercícios ministrados ao decorrer das aulas. Como sugestões de alunos para uma melhora no processo de aprendizagem de Química destacam-se a utilização mais frequente de aulas audiovisuais em sala de aula, aplicações voltadas ao cotidiano, aulas práticas e uma explicação simplificada de conteúdos mais complexos ou que requerem uma maior atenção do aluno, sendo importante ressaltar que apenas uma pequena parcela de alunos acredita que a metodologia usada nos dias atuais em sala de aula é eficiente.  Com relação aos monitores não há uma mudança abrupta nem significativa de respostas aos decorrer desses anos, pois a grande parte relata que a monitoria alcança seus objetivos, em partes, porque melhora o aprendizado do aluno monitor e promove a interação do mesmo com outros estudantes, porém ainda necessita de melhoria na divulgação das monitorias e na estimulação de um vínculo entre o monitor e os estudantes da instituição. Concluímos que os professores que ministram a disciplina de Química precisam adotar métodos diferenciados durante as aulas, assim como o monitor ficar atento para as dificuldades expressadas e trazer exercícios com exemplos da química sendo aplicada no cotidiano, além de mídias para facilitar a aprendizagem do aluno.



Palavras-chave


Monitoria; Química; Aprendizagem.

Texto completo: PDF