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Flashcards e suas contribuições: uma revisão sistemática da literatura
Lucas Pinheiro Alves, Augusto Weiand, Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos

Última alteração: 06-12-2019

Resumo


Este trabalho aborda uma Revisão Sistemática da Literatura efetuada sobre o uso de flashcards como aliado ao ensino e é vinculado ao projeto de pesquisa Pieces of Knowledge, o qual propõe a elaboração de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) baseado em flashcards e mapas mentais para auxílio nas atividades de ensino. A revisão faz parte do primeiro passo de pesquisa do projeto e teve como objetivo principal responder à pergunta, “existem AVA’s que implementam flashcards voltados ao ensino de línguas?”. Um flashcard consiste basicamente em um papel pautado onde são anotados tópicos importantes para a memorização de conteúdos. Outra forma de utilizá-los consiste na anotação de um questionamento em uma das faces e, na outra, a resposta. Além disso, alguns indivíduos escrevem termos-chave em uma face e a explicação sobre eles na outra (Wazir et al,2018; Rahma, 2016). Deste modo, após o tempo dedicado às aulas, podem ser utilizados para a fixação do conteúdo estudado. Assim, ao encontro do objetivo desta revisão, foram pesquisados artigos que continham os termos flashcards e ambientes virtuais de aprendizagem - e suas variantes em inglês - nas seguintes bases de dados: ACM Digital Library; IEEEXplore e ScienceDirect. Ainda, prezando pela qualidade e relevância das publicações resgatadas, estabeleceram-se os seguintes critérios: artigo é escrito em português ou inglês, descreve algum processo de ensino relacionando flashcards com ambientes virtuais e foi publicado entre 2014 e maio de 2019 - data em que foram coletados das bases. Igualmente, evitando repetições, foram excluídos dos resultados analisados artigos que possuíssem uma versão mais recente/completa sobre o mesmo tema, que descrevessem flashcards sem foco na aprendizagem, os quais não permeiam o escopo do ensino diretamente, tais como comportamento e afetividade ou que estão disponíveis na forma de resumos, apresentações, entrevistas ou estudos secundários. A busca resultou em 89 artigos, sendo que após a aplicação dos critérios de qualidade, restaram 28. Os resultados encontrados nestes artigos, demonstraram a eficácia no aprendizado de novos conteúdos, na memorização de temas, como auxiliar em discursos e palestras, dentre outras aplicações, nos tópicos abordados pelos autores, demonstrando potencial de pesquisa no presente projeto. Contudo, evidenciaram-se alguns pontos em aberto, que demonstram potencial de pesquisa, como a não implementação de flashcards em AVA’s e sua possível utilização com a abordagem de mapas mentais, de forma a aprimorar a visualização das conexões entre os flashcards e conteúdos, tema do projeto Pieces of Knowledge.


Palavras-chave


flashcards, ambientes virtuais de aprendizagem, mapas mentais, ensino de línguas

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