Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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Monitoria de audiovisual
Henrique Santos Marcelino, Juliano Rodrigues Pimentel

Última alteração: 27-02-2020

Resumo


O projeto tem como temática a linguagem audiovisual, sua delimitação se dá pelo processo de ensino e aprendizagem da linguagem audiovisual. Estudos anteriores apontaram para o fato de que um dos maiores influenciadores no sucesso do aprendizado do audiovisual estava ligado a maneira como o docente aproximava os repertórios estabelecidos pelo cânone dos repertórios culturais dos discentes. As questões levantadas por estes estudos aplicados na graduação de comunicação na UFRGS tem se mostrado verdadeiros também nos casos do aprendizado no ensino médio integrado, caso do campus Alvorada. Deste modo, o projeto se justifica na medida em que se busca diminuir o estranhamento estético e intelectivo entre os repertórios discentes e do cânone. Assim, o objetivo do projeto é o de auxiliar nas relações e experiências de ensino e aprendizagem dos alunos de disciplinas ligadas a produção audiovisual. Busca-se atingir tal objetivo através da hipótese do processo de familiarização através de bases de saberes partilhados. Dentro das teorias de ensino-aprendizagem levantou-se a hipótese de aproximar os discentes do conteúdo através de referenciais estéticos dos quais eles partilham. Esta premissa vai na direção oposta de parte do material didático canônico e já consolidado dentro do ensino de audiovisual, que pré-estabelece exemplos e procedimentos, em alguns casos, muito distantes dos referenciais estéticos dos alunos. Casos paradigmáticos estão ligados às especificidades das sub-áreas de decupagem, montagem, e no trabalho técnico de movimentação de câmera e articulação de planos. O projeto investiga as predileções estéticas dos discentes e cria uma ponte entre os saberes estabelecidos pelo cânone e os referenciais dominados pelos alunos. Este movimento facilita o percurso daquilo que é celebrado e partilhado como bagagem cultural atual dos discentes até os referenciais “datados”, ou, apreendidos de maneira mais obtusa oferecidos pelos textos canônicos da área. Além de pesquisar teoria e técnica, o projeto acaba exercendo um papel privilegiado de mediação por se inserir, geracionalmente, mais próximo da turma, através da figura do bolsista de ensino, que, por estar há mais tempo no curso, domina os repertórios mais obtusos sem se distanciar dos referenciais temporais dos alunos. O projeto vem sendo replicado desde 2017 e vem encontrando bons resultados de aprendizagem ao relacionar ambos conteúdos e exemplos distantes e próximos temporalmente, algo que pode ser observado no desempenho das turmas.


Palavras-chave


Audiovisual; Ensino; Linguagem

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