Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Eventos do IFRS?

Não possui Login/Senha?

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

Normas para Elaboração e Submissão de Trabalho

Os trabalhos a serem submetidos para o 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS deverão ser elaborados na forma de resumo. O 4º Seminário de Pós-Graduação também exigirá o envio do arquivo do Trabalho Completo.

Deverão ser preenchidos os metadados do sistema, obedecendo as seguintes normas:

DADOS DOS AUTORES

APRESENTADOR: O estudante que submeter o trabalho deverá ser o APRESENTADOR e o responsável pela inclusão dos nomes e dos dados solicitados dos demais autores (ORIENTADOR E COAUTOR).  O nome completo deverá ser informado com iniciais maiúsculas, sem abreviações. A instituição de cada autor deverá ser informada de acordo com este exemplo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Bento Gonçalves, RS

TÍTULO: deverá ser usada letra maiúscula nos seguintes casos: primeira letra do título, primeira letra de nomes próprios e siglas. Quando houver subtítulo, separar com dois pontos. O título deverá ser claro, preciso e coerente com o conteúdo do trabalho.

RESUMO FORMATO: deverá ser elaborado de acordo com as normas da língua portuguesa, com no mínimo 250 e no máximo 400 palavras, em parágrafo único, sem recuo no início das linhas, sem tabulações, sem marcadores ou numeradores, sem negrito, sem sublinhado, sem recursos de html, sem citações e referências, sem inclusão de tabelas, diagramas, desenhos, timbres ou figuras. Deverão ser evitados símbolos e contrações que não sejam de uso corrente. Usar fórmulas e equações quando seu emprego for absolutamente necessário, definindo-as na primeira vez que aparecerem. Quando houver nomes científicos e/ou palavras estrangeiras, usar itálico. Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra de frases, primeira letra de nomes próprios e siglas. O texto do resumo deverá ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos.

RESUMO CONTEÚDO: deverá conter: introdução com justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados parciais/finais e conclusões/considerações finais.

a) Introdução/Justificativa: deverá apresentar o tema, problema e a visão geral do trabalho, suas motivações, origem e sua relevância.

b) Objetivo(s): deverá(ão) contemplar qual(is) a(s) finalidade(s) e o(s) propósito(s) do trabalho.

c) Metodologia: deverá explicar como foi desenvolvido e executado o trabalho e qual o método utilizado para obtenção dos resultados.

d) Resultados parciais/finais: deverão constar o que é possível afirmar acerca do trabalho e estudos realizados.

e) Conclusões/considerações finais: deverão consistir no desfecho do trabalho a partir dos resultados e responder aos objetivos propostos, bem como elencar os benefícios do trabalho, sua importância e contribuições.

PALAVRAS-CHAVE: deverão ser inseridas 3 (três) palavras-chaves, iniciadas com letra maiúscula e separadas por ponto e vírgula. Ex.: Pesquisa; Extensão; Ensino

Modelo de Trabalho Completo para submissão no 4º Seminário de Pós-Graduação (.docx .odt)

Itens de Verificação para Submissão

1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos exigidos nas Normas para Elaboração de Trabalho.

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.