Última alteração: 01-11-2016
Resumo
O Ensino da Tabela Periódica de forma contextualizada e conectada à realidade do aluno é essencial para uma aprendizagem efetiva. Ao realizar uma análise da literatura é possível encontrar inúmeras soluções e alternativas para o ensino deste conteúdo: softwares e jogos educativos, uso de recursos midiáticos, repositórios e objetos educacionais, laboratórios de experimentação virtual, robótica educacional (RE), etc. Nos últimos anos, a RE está sendo utilizada como recurso na educação para viabilizar o desenvolvimento de produtos interativos. Nesse contexto, surge este trabalho, que tem como foco desenvolver uma tabela periódica física, interativa e acessível para complementar o Ensino de Química na sala de aula, utilizando para tanto artefatos robóticos. Todo o trabalho teve origem a partir de uma coleta de dados, usando um questionário estruturado, onde foram apontadas as principais dificuldades apresentadas por alunos de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRS Campus Canoas (aproximadamente 70 alunos). A partir desses dados iniciou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os temas relacionados: Ensino de Química, RE, design de interação e plataforma Arduino (e seus módulos e shields). Após, realizou-se a pesquisa exploratória composta por vários testes de componentes e integração de componentes. Outra etapa importante foi a definição de algumas de suas características: (i) adoção da representação clássica da tabela peiódica, pois essa é a metáfora mais abordada para ela; (ii) uso de luzes e cores (através do uso de LEDs/RGB -Light Emitting Diode/Red Green Blue) para identificação de família, período, eletronegatividade, entre outros conceitos; (iii) elementos destacáveis o que permite ao aluno estabelecer relações e identificar conceitos relacionados (por exemplo, família de um elemento). Uma característica fundamental da tabela é o uso da tecnologia RFID (Radio-Frequency Identification) que permite identificar cada elemento da tabela de forma única, possibilitando sinalizar, quando ele é encaixado na tabela e se ele está ou não no local correto. Visando incorporar características básicas de acessibilidade a tabela contará ainda com estímulos sonoros, letras em braile e estímulos visuais. Para o protótipo inicial, em desenvolvimento, a tabela conterá os elementos do grupo 13 a 17, se estendendo até o período 4, os elementos Carbono, Nitrogênio, Oxigênio, Alumínio, Enxofre e Cloro serão destacáveis. Espera-se que a tabela aqui proposta possa ser utilizada como uma ferramenta interativa e pedagógica, que favoreça a discussão dos conceitos científicos por ela abordados e que possibilite uma aprendizagem contextualizada e lúdica.