Portal de Eventos do IFRS, 4ª Mostra de Robótica

Tamanho da fonte: 
O ensino da Tabela Periódica usando artefatos robóticos
Filipe de Oliveira de Freitas, Alexandra Duprates Seinter, Patricia Hubler Nogueira Hubler, Sílvia de Castro Bertagnolli

Última alteração: 01-11-2016

Resumo


O Ensino da Tabela Periódica de forma contextualizada e conectada à realidade do aluno é essencial para uma aprendizagem efetiva.  Ao realizar uma análise da literatura é possível encontrar inúmeras soluções e alternativas para o ensino deste conteúdo: softwares e jogos educativos, uso de recursos midiáticos, repositórios e objetos educacionais, laboratórios de experimentação virtual, robótica educacional (RE), etc. Nos últimos anos, a  RE  está  sendo utilizada   como   recurso   na   educação   para   viabilizar   o   desenvolvimento   de   produtos interativos. Nesse contexto, surge este trabalho, que tem como foco desenvolver uma tabela periódica física, interativa e acessível para complementar o Ensino de Química na sala de aula, utilizando para tanto artefatos robóticos. Todo o trabalho teve origem a partir de uma coleta de dados, usando um questionário estruturado, onde foram apontadas as principais dificuldades apresentadas por alunos de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRS Campus Canoas (aproximadamente 70 alunos). A partir desses dados iniciou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os temas relacionados: Ensino de Química, RE, design de interação e plataforma Arduino (e seus módulos e shields).  Após, realizou-se a pesquisa exploratória composta por vários testes de componentes e integração de componentes. Outra etapa importante foi a definição de algumas de suas características: (i) adoção  da representação clássica da tabela peiódica, pois essa é a metáfora mais abordada para ela; (ii) uso  de  luzes  e  cores  (através  do  uso  de  LEDs/RGB -Light  Emitting  Diode/Red  Green Blue) para  identificação  de  família,  período,  eletronegatividade,  entre outros  conceitos; (iii) elementos  destacáveis o  que  permite  ao  aluno  estabelecer  relações  e identificar  conceitos relacionados  (por  exemplo, família  de  um  elemento).  Uma característica fundamental da tabela é o uso da tecnologia RFID (Radio-Frequency  Identification)  que  permite identificar cada elemento da tabela de forma única, possibilitando sinalizar, quando ele é encaixado na tabela e se  ele  está  ou  não  no  local  correto. Visando incorporar características básicas de acessibilidade a tabela contará ainda com estímulos sonoros, letras em braile e estímulos visuais. Para o protótipo inicial, em desenvolvimento, a tabela conterá os elementos do grupo 13 a 17, se estendendo até o período 4, os elementos Carbono, Nitrogênio, Oxigênio, Alumínio,  Enxofre  e  Cloro  serão  destacáveis. Espera-se que a tabela aqui proposta possa ser utilizada como uma ferramenta  interativa  e  pedagógica,  que favoreça  a  discussão  dos conceitos científicos por ela abordados e que possibilite uma aprendizagem contextualizada e lúdica.

 


Palavras-chave


Tabela Periódica;Ensino de Química;Plataforma Arduino

Texto completo: PDF