Portal de Eventos do IFRS, 3ª Mostra Cultural

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Venga a cantar
Denise Mallmann Vallerius, Abner dos Santos da Silva, Bruna Fraga Kock, Denner Euzébio da Rocha, Gabriel Pinheiro Liesenfeld, Weslem Ramires, Vanessa Lopes Pereira, Yuri Marques Batista da Silva

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


O projeto de extensão "Venga a Cantar" vincula-se ao Núcleo de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (NELEM) do IFRS - Campus Restinga e vem sendo desenvolvido desde 2014 junto a escolas públicas do bairro Restinga. Tem como objetivo empregar a música enquanto ferramenta no aprendizado da língua espanhola, uma vez que existem razões cognitivas, afetivas e linguísticas que justificam a sua utilização no aprendizado de uma língua estrangeira. Busca o desenvolvimento de estratégias de aprendizado que suscitem prazer, motivação e interesse em aprender, observando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que ocorre em parceria com o projeto de pesquisa “Aprender Espanhol Cantando: o ensino de Língua Estrangeira por meio da música na Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, também desenvolvido no Campus Restinga. Em 2015, o projeto trabalhou com crianças das séries iniciais do ensino fundamental da Escola José do Patrocínio; agora, em 2016, o trabalho dá-se com alunos de EJA da Escola Municipal Pessoa de Brum. O trabalho desenvolvido consiste em levar até as escolas um grupo musical, formado por discentes do Campus, o qual apresenta, a cada novo encontro, uma música em língua espanhola. Para tanto, o grupo realiza ensaios semanais, escolhendo repertório adequado e adaptando as canções a fim de desenvolver atividades musicais com o público-alvo. Esses encontros são acompanhados pela bolsista do já referido projeto de pesquisa, a qual, juntamente à orientadora, aplica instrumentos capazes de aferir a eficácia da proposta em cada encontro realizado, analisando-os posteriormente a fim de se planejar e aprimorar os encontros seguintes. Percebe-se que o projeto de extensão desempenha um impacto positivo junto aos alunos de EJA, uma vez que os faz protagonistas de sua própria aprendizagem. Ao final de cada encontro (quinzenal), aplica-se um breve questionário indagando os participantes quanto às suas impressões em relação à atividade, buscando-se verificar o grau de afetividade e de interação obtidos. As respostas aos testes revelam resultados bastante satisfatórios em relação ao que os alunos foram capazes de assimilar acerca da língua espanhola por ocasião da atividade musical desenvolvida. No entanto, o que mais chama a atenção são as respostas dadas a perguntas de caráter mais subjetivo. Quase que a totalidade dos envolvidos expressa sentir-se muito à vontade, em um ambiente descontraído, que não lembra uma “aula”, e desejosos de se apropriarem daquele conhecimento, corroborando, assim, os princípios teóricos norteadores do projeto.


Palavras-chave


Ensino; linguagem; música.

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