Portal de Eventos do IFRS, 3ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
O som da liberdade
Agnes Schmeling, Bruno Serra Acosta

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


SOM DA LIBERDADE é um espetáculo musical e teatral desenvolvido pelo Grupo Instrumental, vinculado ao Programa de Música do IFRS, campus Osório. Está sob a coordenação geral de Agnes Schmeling e a direção artística de Bruno Acosta. É composto por 20 alunos do ensino médio técnico integrado, 2 alunos do ensino superior e 1 participante da comunidade externa que cantam e tocam diferentes instrumentos musicais (violões, guitarra, baixo, teclado, flautas doce e transversal, metalofone, xilofone, cajons, surdo, caixa, pratos, chocalhos, bombo leguero, entre outros). O espetáculo SOM DA LIBERDADE, com falas de Millor Fernandes e Flavio Rangel, é baseado no espetáculo Liberdade, Liberdade (1965), reunindo canções de várias décadas que marcaram diferentes movimentos sociais, contando um pouco sobre a história da luta pela liberdade e demonstrando que estes, a busca pela democracia e cidadania, são atemporais. A presente apresentação artística tem por justificativa o desejo dos coordenadores e dos envolvidos em realizar uma apresentação reunindo aspectos musicais e cênicos em torno de uma obra teatral/musical repassando conhecimentos artísticos aos envolvidos de forma indireta durante o processo de criação.  O espetáculo é indicado para jovens e adultos, focando no objetivo que é realizar uma troca cultural, social e o questionamento sobre todo processo de busca pelos direitos e pela democracia no mundo, demonstrando que esse assunto nunca foi tão atual. Compõem o espetáculo as seguintes músicas: Another brick in the wall, de Roger Walters; Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré; Cálice, de Chico Buarque e Gilberto Gil; Coração de Estudante, de Milton Nascimento e Wagner Tiso; Imagine, de John Lennon; O Tempo não para, de Cazuza e Arnaldo Brandão; Minha Alma, de Marcelo Yuka e Que país é esse?, de Renato Russo.


Palavras-chave


Música; Grupo Instrumental; Movimentos Sociais; Ensino Médio

Texto completo: PDF