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Pensamento Computacional na Escola Básica: uma proposta interdisciplinar de mobilização da aprendizagem
Guaraci Vargas Greff, André Peres

Última alteração: 15-03-2018

Resumo


Este artigo se apresenta como um recorte de dissertação de mestrado na área multidisciplinar da Informática na Educação. Busca articulação dos conceitos de Ciência da Computação a outras áreas do ensino fundamental através de projetos, a fim de mobilizar o processo de ensino-aprendizagem do Pensamento Computacional na escola básica. A pergunta de pesquisa é: De que forma a interação do professor com sua aula (como estudante no seu fazer docente) pode mobilizar o Pensamento Computacional através da área da linguagem? O principal objetivo da pesquisa é promover a construção de atividades interdisciplinares que empreguem o Pensamento Computacional a fim de mobilizar o processo de aprendizagem dos estudantes do nono ano do ensino fundamental da Escola Básica. Como referencial teórico esta pesquisa explora: além dos documentos federais legais da educação, a teoria do desenvolvimento de Jean Piaget, como é se desenvolve o Pensamento Computacional e de que maneira pode ser trabalhado na Escola Básica. A pesquisa faz uso da metodologia dos diagnósticos, como fase exploratória, sendo a primeira da pesquisa-ação de Thiollent, uma pesquisa social da resolução de problemas coletivos, onde o pesquisador é externo ao ensino fundamental e é da área da informática. Segundo um planejamento detalhado, o pesquisador, analisa o ocorrido, e pode haver um replanejamento a cada ação, então, surge uma nova inserção de estratégia e ação para que se dê seguimento nas atividades. Espera-se que se confirme a colaboração dos professores envolvidos na elaboração das atividades, bem como a mobilização dos estudantes na realização das mesmas. Este trabalho ainda não apresenta resultados provenientes das ações que serão realizadas, apenas os frutos de reflexões da trajetória profissional dos autores e suas pesquisas que perfazem o estado da arte do Pensamento Computacional. Entender que a formação integral do estudante será possível de ser trabalhada na Escola Básica com uma reformulação do conhecimento simplificado que a divisão deste conhecimento em disciplinas sugere, apresenta que nenhum problema do estudante é de mesma ordem simplista. Além de que, todas as discussões sobre motivação e papel da escola e do professor, recaem neste assunto, apontando para a necessidade de mobilização, interação e construção para promover aprendizagem significativa.


Palavras-chave


Pensamento Computacional; Interdisciplinaridade; Pesquisa-ação

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