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Inclusão escolar de verdade: proposta de uma ferramenta para auxiliar crianças no processo de alfabetização bilíngue
Cristina Almeida da Silva, Márcia Häfele Islabão Franco

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015) completou um ano, mas muito ainda precisa ser feito para que a inclusão possa ser exercida plenamente. Dentre os vários direitos que essa lei assegura, está a inclusão escolar em todos os níveis e modalidades, o direito a tecnologia assistiva e a oferta de educação bilíngue para as crianças surdas, onde Libras será a primeira língua e o português a segunda na modalidade escrita. Com base nessas informações e através de pesquisas e entrevistas realizadas, durante o desenvolvimento deste trabalho, com profissionais da área, constatou-se que ainda há pouco material que dê suporte aos professores em sala de aula. Os relatos são de que as crianças surdas têm muita dificuldade de relacionar-se com os colegas ouvintes e que também há poucos professores com formação para atender esses alunos. Nesse sentido, este trabalho apresenta a proposta de desenvolvimento de uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar na elaboração de material didático que facilite a alfabetização bilíngue de surdos e de ouvintes. Espera-se que a ferramenta proposta possa contribuir com a queda da barreira que separa esses alunos, dessa forma efetivando a real inclusão.

Palavras-chave


Libras; Alfabetização; Inclusão escolar

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