Última alteração: 03-11-2016
Resumo
Diante da Sociedade da Informação, as novas tecnologias são apresentadas em diferentes contextos, e atreladas a educação têm proporcionado oportunidades de aprendizagem. Portanto, repensar a utilização de novos recursos na sala de aula requer uma atualização constante do professor, sendo a formação continuada uma forte aliada para repensar as mudanças. A proposta de pesquisa visa realizar por meio de uma análise documental o mapeamento de políticas de formação continuada abordando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para os docentes da Rede Estadual de Minas Gerais no período de 2014-2016, serão realizadas entrevistas com gestores e professore. Por meio das análises dos dados coletados, será proposta Diretrizes para a formação continuada abordando as novas tecnologias para os professores. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa survey, por meio de um questionário online, que contou com a participação de 219 professores da Rede Estadual de Minas Gerais. Constatou-se que cerca de 94% dos professores têm acesso a algum tipo de recurso tecnológico na escola, porém mais de 70% alegaram que a escola não proporciona momentos de formação para a utilização dos recursos disponibilizados. Como pesquisa futura, pretende-se através da análise documental, mapear as políticas de formação continuada abordando as TICs para os docentes da Rede Estadual de Minas Gerais no período de 2014-2016.