Portal de Eventos do IFRS, 1º Seminário de Pós-graduação

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Gamificação para abordar aspectos socioculturais de países hispanofalantes
Daiane Padula Paz

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


O uso de jogos ou seus elementos vem aumentando significativamente nos últimos anos na área educacional. Isso porque a gamificação tem se tornado importante estratégia para ensino-aprendizagem, uma vez que promove a motivação do estudante e, consequentemente, maior engajamento no aprendizado. Ao estudar uma língua é importante conhecer elementos socioculturais dos países que a possuem como oficial, já que língua e cultura são elementos que não devem ser dissociados. Assim, esta pesquisa apresenta a proposta de um jogo pedagógico para dispositivos móveis, que tem por objetivo possibilitar ao aprendiz de língua espanhola aspectos socioeconômicos e culturais dos países hispanohablantes. A pesquisa parte da hipótese de que os jogos podem colaborar no ensino desses aspectos, resultando em um importante recurso estratégico para o ensino. O jogo, denominado El Mochilero, abrange diversos conteúdos, associando conhecimentos linguísticos a entretenimento. Para este estudo foi considerada a importância dos jogos no ensino, especialmente de idiomas, e pesquisados dados dos países selecionados, além da definição de critérios e características que este deve apresentar para promover aprendizagem tanto no âmbito escolar, quanto no familiar. Espera-se que o jogo auxilie no desenvolvimento de habilidades linguísticas e, especialmente, no conhecimento de aspectos socioculturais, além de contribuir no aprendizado de outras áreas de conhecimento.


Palavras-chave


Jogos educacionais; Aspectos socioculturais; Hispanofalantes.

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