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O emprego das tecnologias de compartilhamento como instrumento para qualificação do Processo de Imersão na educação empreendedora no ensino superior
Márcio da Cunha Marins, Evandro Manara Miletto

Última alteração: 04-11-2016

Resumo


Na atual transformação sociocultural, onde informação e conhecimento disseminados via interação social se mostram cada vez mais valorizados, a pertinência da aplicação do Design Thinking em meio digital, através do Processo de Imersão, podem contribuir para estimular a colaboração e a criatividade. O presente trabalho tem como objetivo avaliar de que forma o emprego dos recursos digitais para compartilhamento de conteúdo pode qualificar o Processo de Imersão quando da aplicação do Design Thinking como metodologia colaborativa na educação empreendedora. O estudo ganha relevância ao enfatizar o Design Thinking na disciplina de empreendedorismo como método para estabelecer uma visão centrada no público-alvo. Para tal, uma metodologia de abordagem mista (qualitativa e quantitativa) foi utilizada. Como ferramenta, foi aplicado um experimento prático com 45 alunos de Empreendedorismo do Centro Universitário Uniftec. Divididos em equipes, os acadêmicos realizaram o Processo de Imersão em Profundidade aplicando uma entrevista qualitativa em uma amostra de 30 entrevistados. Os times que utilizaram os recursos tecnológicos obtiveram dados mais detalhados e em menos tempo. Analisando os resultados, pode-se dizer que o emprego dos recursos digitais para compartilhamento de conteúdo permite alocar eficientemente os recursos e, ainda, qualifica processos que visam a investigação de problemas quando focados no público-alvo.

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