Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Khan Academy: geração de dados e relato de experiência com o meio digital
Lauren Farias Cruz, Clarisse Souza Silva Santos, Diogo Ortiz Machado

Última alteração: 15-03-2018

Resumo


Há uma tendência mundial em utilizar recursos, como plataformas digitais, para padronizar e organizar o desempenho e os materiais nas escolas, como podemos notar em trabalhos sobre o desempenho e responsabilidade escolar na França e também em trabalhos sobre políticas e autonomia das escolas na União Européia, além de gerar indicadores dos agentes envolvidos e rastreabilidade. Alinhado a isso, foi feita uma análise e implementação de plataformas e ferramentas digitais na matéria de Instrumentação Industrial do curso Técnico em Automação Industrial do IFRS - Campus Rio Grande. A finalidade do trabalho é auxiliar docentes no processo de ensino e também discentes, a partir de uma facilitação na disposição de materiais, na comunicação, no planejamento, na organização pessoal, e em outros fatores que devem melhorar a produtividade em sala de aula. Nesse trabalho serão discutidos a implementação e os resultados alcançados na integração entre as plataformas Khan Academy e Google Classroom. Essa implementação foi facilitada pois ambas são sincronizáveis, os produtos Google estavam sendo previamente utilizados e também porque a Khan Academy é gratuita e gameficada. Apesar disso, houveram algumas dificuldades como o atraso do acesso dos alunos, dificuldades no uso visto as características ergonômicas da plataforma, a indisponibilidade da matéria na plataforma, a criação de turmas restritas a um professor e a impossibilidade de recomendação de atividade para pessoas fora de uma turma. Nesse sentido, foi necessário o desenvolvimento de blocos de matérias customizados de forma a preencher toda a ementa. Esses assuntos são estudados em uma estrutura gameficada onde o ambiente proporciona o desenvolvimento de competitividade, cooperação e construção, entretanto, ainda não é possível especificar a correlação de desempenho e o uso da plataforma. Desde agosto, os estudantes, as bolsistas e o professor estão acompanhando esta disciplina integrada às plataformas. Além de dados qualitativos alguns dados quantitativos estão sendo gerados e, a partir desses,  uma análise dessas interações será realizada e discutida. Espera-se uma correlação entre o desempenho da turma e parâmetros disponíveis na Khan Academy, a criação de uma metodologia para o sistema criado, bem como a utilização destes meios como forma de avaliação na recuperação paralela bimestral. Ante todo o exposto, considerando a dificuldade em encontrar relatos ou projetos nesse sentido, ainda há uma trajetória de pesquisa para que seja possível concluir a eficácia do auxílio no processo de ensino-aprendizagem com o uso desse sistema.


 


Palavras-chave


Ferramentas Digitais; Tecnologia; Educação; Khan Academy

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