Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Em(A)preendendo: descobrindo competências empreendedoras no IFRS, Campus Restinga
Carolina Garcia Pereira, Shana Sabbado Flores

Última alteração: 15-03-2018

Resumo


As organizações devem evoluir com o avanço da tecnologia, com isso as instituições de ensino devem estar prontas para preparar jovens para o mundo acadêmico e o mercado de trabalho, incentivando os alunos a abrirem suas próprias empresas. O projeto Em(A)preendendo compõe a parte de pesquisa do Programa Despertar, que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo no IFRS e campus Restinga integrando ações de ensino, pesquisa e extensão. Para isso tínhamos a necessidade de identificar o perfil empreendedor os alunos. Precisávamos aplicar um instrumento avaliativo capaz e confiável, mas depois de uma longa pesquisa de literatura em artigos e livros foi descoberto que não há um instrumento de avaliação confiável, por isso foi estabelecido como nova meta, criar um, e com o resultado desse criar maneiras práticas para transformar os alunos em empreendedores competentes, com palestras, jogos e experiências práticas, aperfeiçoando as competências empreendedoras de cada aluno. Depois de mais pesquisas em artigos e livros de autores que falavam sobre o perfil empreendedor ele citaram algumas competências que a maioria dos empreendedores de sucesso possuem, foram identificadas 10 competências que a maioria desses autores citaram, essas foram: Liderança; Rede de relações; Senso de oportunidades; Autoconfiança; Necessidade de realização; Disposição para assumir riscos moderados; Orientação para inovação e mudanças; Capacidade de execução; e Planejamento e Metas. Após elaborarmos um questionário com 40 questões, 10 baseadas em cada competência, aplicamos ele ano passado (2016) em todas as turmas do Instituto da Restinga. O resultado do campus, foi no geral, muito bom, a frequência de pontos das competências foi em torno de 3,5 pontos, o aluno possui o perfil de uma pessoa que planeja e executa suas metas, demonstra persistência e consegue perceber uma oportunidade porém tem medo de se arriscar e não possui uma boa rede de relações. Concluímos que os alunos do Campus restinga tem um espírito empreendedor a ser explorado e descoberto, e para isso ocorrer primeiramente precisamos de um instrumento avaliativo para identificar os pontos fracos e fortes, para aperfeiçoar e melhorar os fracos e manter os fortes com as melhores práticas: palestras como os diálogos empreendedores, oficinas como o InovaLab e outras ações como a Empresa Simulada e o Em Conexão, todas ações tomadas pelo programa Despertar.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Instrumento Avaliativo; Educação Empreendedora; Competências Empreendedoras

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