Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
InovaLab@Restinga: prototipando seus sonhos
Shaiane Da Luz Rodrigues, Alexsandro Cristóvão Bonatto

Última alteração: 14-03-2018

Resumo


O InovaLab@Restinga é um projeto de pesquisa que surge como proposta para desenvolver e despertar os potenciais tecnológicos locais oportunizando um espaço de compartilhamento de equipamentos e projetos buscando fomentar conhecimentos e propiciar interações, trocas de informações e experiências entre os estudantes, moradores(as) e profissionais. Ao oportunizar esta interlocução entre comunidade e instituição de ensino e tecnologia deseja-se contribuir na elaboração de ideias, a formação de lideranças locais e multiplicadores dos conhecimentos desenvolvidos. Além desse objetivo buscamos trabalhar num intuito de tornar este ambiente de ensino e aprendizagem criativa parte da rede mundial FAB LAB compondo um dos laboratórios de divulgação educacional do Center for Bits and Atoms (CBA) do MIT. Esta perspectiva educacional, que tem por propósito a construção colaborativa visando auxiliar pessoas empreendedoras a concretizar ideias inovadoras, indo ao encontro de ações em curso no instituto. O InovaLab@Restinga é, portanto, um espaço colaborativo de criação de desenvolvimento de protótipos através da utilização de materiais de diversos.  Atualmente não contamos com muitos equipamentos em nosso campus, desta forma começamos a operar em formato de oficinas maker’s, espaço colaborativo de criação de desenvolvimento de protótipos através da utilização de materiais de fácil acesso. O público participante nas primeiras oficinas constitui-se de membros da comunidade escolar, com apoio das bolsistas e do orientador do projeto. as análises que obtidas até o momento observa-se que os participantes apropriaram-se de maneira significativa dos materiais e da proposta das oficinas, demonstrando satisfação e empenho na hora que começaram a fazer seus primeiros protótipos. Outra questão que vale destacar é que os participantes relacionam as diversas áreas do conhecimento no decorrer das atividades, o que oportunizaa relação entre o saber escolar e o saber voltado à prática profissional. Isto é previsto pelo projeto pedagógico dos institutos federais e pode promover mudanças significativas na comunidade da Restinga e da sociedade como um todo, indo ao encontro da concepção de educação profissional e tecnológica que se dá pela relação entre trabalho, saberes populares, saberes científicos e tecnologia.


Palavras-chave


Inovação; Ideias; Fab Lab; Prototipação rápida; Oficinas

Texto completo: PDF