Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Permanência e qualificação no ensino médio técnico integrado: um estudo de caso
Cristiane Nogueira dos Reis, Elesir Fátima Rodrigues da Silva, Helen Rodrigues Cardoso

Última alteração: 14-03-2018

Resumo


A pesquisa Investigando a Qualificação da Permanência no Ensino Médio dos Alunos do IFRS é parte de um conjunto de ações (de pesquisa, ensino e extensão) realizadas no campus Restinga, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) pela Equipe Ciranda de Ensinagens. A investigação tem como objetivo analisar os índices de permanência e aproveitamento dos alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico do IFRS. Para tanto, as atividades desenvolvidas nesta pesquisa foram separadas em duas abordagens: quantitativa e qualitativa. A investigação quantitativa quer abranger todos os campi do IFRS. Iniciou-se, em um estudo de caso, pelo campus Restinga, comparando os índices de matrícula no primeiro ano com o número de concluintes nos cursos de ensino médio técnico integrado desde 2012. Atualmente, a escola está em um momento histórico em que o acesso e a permanência dos alunos têm garantias legais, pela previsão da obrigatoriedade nos documentos e estatutos que norteiam a educação escolar (Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Estatuto da Criança e do Adolescente). Também há um movimento de acolhimento (ações que tornam o ambiente escolar mais próximo do estudante, mais agradável), uma preocupação em valorizar a realidade dos estudantes. Entretanto, não se pode perder de vista o processo de ensino e aprendizagem (ensinagem) e sua necessária qualificação. Isso significa que a escola deve ter clareza de sua finalidade de promover o conhecimento. Assim, ao detectar os níveis de desistência (evasão, repetência, transferências), pode-se, num segundo momento, tentar-se verificar como cada curso e campus está lidando com a questão do fracasso escolar e quais estratégias está utilizando. Os índices de conclusão de curso encontrados apontam para uma tendência de desistência expressiva, analisada até o momento em cursos de ciências exatas, por exemplo, o curso de eletrônica: dos 32 matriculados que ingressaram em 2012, apenas 16 se formaram no tempo previsto. Também apontam para a necessidade de mais estratégias de permanência e, principalmente, de qualificação do processo pedagógico dos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pela instituição, como o Laboratórios de Ensinagens, realizado dentro do campus Restinga, que tenta reduzir as defasagens e dificuldades de aprendizado dos estudantes. Isso tudo é necessário pois acreditamos que o IFRS busca uma melhoria para as diferentes comunidades nas quais se insere.


Palavras-chave


Ensino Médio; Ensino e Aprendizagem; Desigualdades educacionais

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