Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Laboratórios de Ensinagens: uma estratégia de qualificação do processo pedagógico no Campus Restinga
Elesir Fátima Rodrigues da Silva, Cristiane Nogueira dos Reis, Helen Rodrigues Cardoso

Última alteração: 14-03-2018

Resumo


A pesquisa Investigando a Qualificação da Permanência no Ensino Médio dos Alunos do IFRS é parte de um conjunto de ações (de pesquisa, ensino e extensão) realizadas no campus Restinga, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) pela Equipe Ciranda de Ensinagens. A investigação tem como objetivo analisar os índices de permanência e aproveitamento dos alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico do IFRS. Para tanto, as atividades desenvolvidas foram separadas em duas abordagens: quantitativa e qualitativa. A pesquisa qualitativa visa conhecer e analisar as estratégias de qualificação da permanência e redução das desigualdades educacionais dos alunos dos primeiros anos nos diferentes campi, iniciando-se pelo campus Restinga. Uma das estratégias encontradas é o Laboratórios de Ensinagens, uma das ações realizadas pela Equipe Ciranda de Ensinagens. Trata-se de um espaço acadêmico de estudo, experienciação e (re)estruturação dos processos de ensino e aprendizagem – ensinagens, a partir da busca de diferentes estratégias metodológicas. Em uma ótica integradora, promove atividades desafiadoras, envolventes e com diferentes materiais. A pesquisa acompanha as oficinas realizadas pelo Laboratórios desde o início de seu funcionamento, em 2016. Faz isso através de uma pesquisa-ação, com investigação bibliográfica e documental, a partir das perspectivas teóricas de Bernstein (1996, 1998), Mantoan (2015) e Pacheco (2012). Os resultados demonstram que os estudantes ao ingressar na instituição, carregam consigo algumas defasagens de conteúdos oriundos do ensino fundamental. Tais defasagens, bem como eventuais dificuldades, podem ser trabalhadas de forma diferenciada - proposta do projeto. Ao deslocar o centro das dificuldades que estão focadas no sujeito que não aprende, para os processos de ensino, foi possível observar um aumento do interesse dos estudantes e uma valorização do espaço para sanar dúvidas do conteúdo abordado em sala de aula. O Laboratórios pode ser considerado uma oportunidade para a redução das desigualdades nos processos de ensinagens da instituição. E, assim sendo, uma importante iniciativa para a qualificação do ensino do IFRS.


Palavras-chave


Ensino Médio; Ensino e Aprendizagem; Desigualdades educacionais; Basil Bernstein

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