Última alteração: 14-03-2018
Resumo
Tecnologia assistiva é um conceito que surge da necessidade de alcançar um público que a tecnologia habitual não abrange com tanto vigor, os portadores de deficiência. O seu propósito principal é produzir recursos e serviços que possibilitem independência e maior acessibilidade para portadores de necessidades especiais (PNEs), auxiliando-os também durante o processo de inclusão escolar. Nesse contexto, foi elaborada uma pesquisa no início deste trabalho com escolas da cidade de Rio Grande (RS) e descoberto um grande número de alunos deficientes visuais, cujo maior obstáculo identificado foi a escrita correta de palavras. Considerando este problema, optou-se pela elaboração de um software que visa, de maneira lúdica, facilitar o desenvolvimento do processo de alfabetização de deficientes visuais, pois muitas vezes o método comum não atinge a demanda necessária. O jogo Soletrando para deficientes visuais funciona de maneira simples. Quando o usuário inicia um novo jogo, ele é desafiado com palavras de diferentes graus de dificuldade que serão reproduzidas através de som, e ele terá que escrever a palavra reproduzida corretamente. O usuário poderá adicionar suas próprias palavras ao jogo, acompanhando o áudio da palavra, para que aprenda palavras específicas ou para outros jogadores acertarem. Sendo assim, o software pode ser utilizado para alfabetização, ampliação de vocabulários ou somente para a diversão, podendo ser acessado através de qualquer navegador. O sistema está sendo desenvolvido nas linguagens PHP e HTML, e está sendo realizado um estudo para o desenvolvimento da interface com base em critérios de usabilidade e acessibilidade para deficientes visuais. O jogo ainda está em desenvolvimento, não tendo sido realizados testes. A proposta deste software é amparar um problema frequente dos deficientes visuais de uma maneira lúdica, tendo em mente que a tecnologia assistiva serve para ampliar a acessibilidade de PNEs e dar uma autonomia importante para eles. Esse trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “Exploração da usabilidade e desenvolvimento de Tecnologias Assistivas didáticas para Portadores de Necessidades Especiais”.