Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Imprensa e fotografia: promulgação da LDB no histórico da Escola Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos - Polivalente, Osório/RS
Ezequiel Nunes Pires, Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Última alteração: 14-03-2018

Resumo


O presente trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Imprensa e Fotografia: História das Instituições Educacionais na Cidade de Osório/RS”, que se destina ao estudo em perspectiva histórica das escolas da cidade, concretizando-se a partir do mapeamento dos acervos dessas instituições, digitalização, catalogação e análise dos materiais coletados e selecionados para estudo. No ano de 2016, o projeto de pesquisa dedicou-se à digitalização do acervo fotográfico da Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente, instituição que possui características singulares, sendo que sua inauguração ocorreu durante o período de Ditadura Militar no Brasil, enquanto ocorriam acordos entre o Ministério da Educação e a Agência Internacional de Desenvolvimento (MEC-USAID) e em 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) atual, as disciplinas técnicas foram extintas da matriz curricular da escola. O IFRS possui um compromisso social com as regiões onde os campi estão inseridos, sendo a realização de pesquisa científica parte deste compromisso. Estudos desse cunho e com o objetivo o qual essa pesquisa propõe ajudam não só no desenvolvimento da cidade, com a produção de novos conhecimentos, como também na visibilidade e protagonismo de espaços culturais, pesquisa, constituição da história e entendimento do papel do próprio IF como órgão formador da proposta de educação profissional. Deste modo, atualmente busca-se produzir um material impresso referente à história da instituição escolar estudada, contendo a caracterização do acervo fotográfico da mesma entre 1974 e 1996, especificamente, sua fundação e promulgação da LDB. Com relação aos referenciais teórico-metodológicos, a pesquisa proposta delineia-se a partir da História da Educação, notadamente da Educação Profissional, embasando assim a análise do acervo iconográfico. Destaca-se que fotografia, memória fotográfica e acervos constituem-se em categorias relevantes para esta investigação. Como metodologia, realiza-se uma análise documental contando com fontes escritas e iconográficas. Logo, este trabalho propõe-se a analisar fotografias e analisar as notícias veiculadas na imprensa osoriense durante o período de implementação da LDB sob o viés da análise do discurso. O intuito é de verificar a forma como se deram os impactos da legislação na proposta educacional da referida instituição de ensino. A pesquisa se encontra em andamento e os resultados ainda são parciais. Percebe-se, em especial por meio das imagens, uma reação contrária às mudanças decorrentes na nova LDB.

Palavras-chave


Imprensa e fotografia; Memória escolar; Educação profissional

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