Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Formação inicial docente e ação pedagógica nos processos escolares inclusivos
Mariane de Macedo Mascarello, Clarissa Haas

Última alteração: 14-03-2018

Resumo


O presente projeto de pesquisa em desenvolvimento no IFRS – Campus Caxias do Sul, desde maio de 2017, tem como objetivo oportunizar aos estudantes da Licenciatura em Matemática a reflexão sobre a ação pedagógica envolvendo sujeitos escolares em tempos de vida e trajetórias escolares distintas, compreendendo a sala de aula como um lócus de formação docente. Justifica-se sua relevância na possibilidade de articulação entre a teoria e a prática na formação inicial para docência. Organiza-se em dois eixos temáticos complementares: “Currículo, saberes pedagógicos e processos escolares inclusivos” e “Currículo, saberes experienciais e processos escolares inclusivos”. No primeiro eixo, investiga-se como os conhecimentos pedagógicos sistematizados ao longo da história da Pedagogia podem auxiliar o docente de uma área curricular na qualificação de sua ação pedagógica em turmas cujos sujeitos escolares possuem características singulares diversas tendo como foco metodológico a pesquisa documental, com ênfase nas pesquisas da Pedagogia Institucional e Diferenciada. Para tal, foi dado destaque ao estudo da produção teórica de Phillipe Meirieu, que por sua vez, traz contribuições significativas para refletir sobre as tensões da docência nos processos escolares inclusivos. No segundo eixo, analisa-se a ação pedagógica como momento de interação reflexivo e singular com os sujeitos cotidianos escolares “reais”, tendo como público alvo os estudantes do 3º ano da Turma de Educação de Jovens e Adultos integrado ao Técnico em Administração (PROEJA) da mesma instituição, no componente curricular de “Educação e Trabalho”, ministrado pela coordenadora do  projeto. Para isso, a bolsista vem realizando observação sistemática das aulas, construção do perfil geral da turma, planejamento e execução de estratégias pedagógicas que favoreçam a participação ativa dos estudantes respeitando as suas singularidades. Como resultados, até o presente momento, houve o amadurecimento das percepções da bolsista quanto à importância de preparar o trabalho docente minuciosamente, envolvendo desde o cuidado com o ambiente à comunicação clara dos objetivos da atividade; a reflexão sobre a aula como um acontecimento pedagógico que se constrói a partir dos sujeitos escolares “concretos” e na articulação entre o planejado e o imprevisível; o reconhecimento da relação de complementaridade entre os conhecimentos pedagógicos e de uma área curricular específica; o crescimento como pesquisadora do ponto de vista teórico-metodológico, uma vez que a bolsista teve artigo completo aprovado para publicação em anais de evento na área da educação especial. Conclui-se, ressaltando a importância de ações de formação inicial para a docência que considerem a natureza inclusiva da sala de aula.


Palavras-chave


Formação inicial docente; Ação pedagógica; Inclusão escolar

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