Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Comportamento de consumo de espumantes no Brasil
Vinicius Azevedo da Silva, Luiza Venzke Bortoli, Cristiane Silva Esteves, Luiz Antonio Slongo, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 14-03-2018

Resumo


Nas últimas quatro décadas, a produção mundial de uvas e vinhos tem sofrido transformações, numa permanente busca por especialização dos processos de cultivo de uvas e na elaboração de vinhos, no sentido de se estabelecer produtos de qualidade, que atendam cada vez mais às demandas dos consumidores.  Verifica-se, nos últimos anos, que a produção e comercialização de espumantes finos de empresas do Rio Grande do Sul tem crescido no Brasil. Mesmo em um período de crise, contata-se que ela mais que dobrou em menos de 10 anos. Isso demonstra a relevância deste produto para a economia nacional, uma vez que este estado é, expressivamente, o maior produtor do país. Levando em consideração as mudanças que o mercado de consumo tem passado, torna-se preciso que a captação e fidelização de consumidores seja realizada por meio de abordagens de marketing baseadas em informações mais precisas sobre este perfil de consumidor para um desenvolvimento constante e sólido desse setor no Brasil. A partir desse conhecimento das características e hábitos dos consumidores, é possível adaptar, de forma mais efetiva, os produtos, a comunicação por parte das empresas do setor e as abordagens necessárias para satisfazer de forma plena às expectativas dos clientes. São poucas  pesquisas empíricas que abordam o comportamento do consumidor de vinho no Brasil, normalmente elas são focadas em países que possuem uma tradição expressiva em termos de história e volume de produção. Quando a abordagem é focada no mercado de espumantes, essa produção científica torna-se ainda mais escassa. Diante desse cenário, torna-se de grande relevância entender como é o comportamento do consumo de espumantes pela população brasileira. Com este objetivo,  este estudo será realizado através de uma abordagem quantitativa e transversal com aplicação de questionários a consumidores de espumantes em todo o Brasil em uma parceria interinstitucional estabelecida com pesquisadores do IFRS e da UFRGS.


Palavras-chave


Comportamento do consumidor; Espumantes; Marketing

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