Última alteração: 27-10-2016
Resumo
É inegável que o uso de tecnologias móveis sem fio (TMSF) faz parte do cotidiano da nossa sociedade, inclusive dos alunos nas escolas de Educação Básica. Parte-se do entendimento que é de fundamental importância, a partir de relatos de si produzidos pelos estudantes, conhecer e problematizar as verdades produzidas por práticas discursivas relacionadas ao uso de recursos digitais como apoio para o processo de aprendizagem. Deste modo, espera-se, ao fim desta pesquisa, ter conhecimento de que tipos de saberes e concepções relativas ao uso das TMSF são propagados entre alunos da educação básica, e com isso, conhecer os desdobramentos da utilização de ferramentas digitais por meio da problematização das práticas discursivas que produzem verdades em relação ao uso das tecnologias móveis sem fios. Para tanto serão contatados alunos da educação básica para desenvolverem narrativas digitais acerca das suas experiências com relação à utilização de tecnologias móveis como ferramenta de apoio à aprendizagem. Esta busca por alunos que se disponibilizariam a participar das narrativas foi realizada a partir de contatos com escolas de Porto Alegre e de Bento Gonçalves, em parceria com a pesquisa “Aprendizagem Mediada por Tecnologias Móveis Sem Fio”. Esta última desenvolvida no Campus Porto Alegre. As narrativas foram escritas por meio do Google Docs, no qual os discentes responderam a seguinte pergunta: Você utiliza smarthphone, tablets, netbook, ou algum outro tipo de tecnologia móvel sem fio como ferramenta para aprendizagem? As narrativas obtidas durante a realização deste trabalho estão em processo de análise, utilizando como ferramentas analíticas conceitos da teorização foulcaultiana e com o apoio de leituras de autores que se aproximam de Michel Foucault para problematizar a educação. Por meio das análises que estão sendo desenvolvidas, espera-se conhecer os desdobramentos da utilização e questionar as práticas discursivas que produzem verdades em relação ao uso das TMSF como ferramenta para a aprendizagem, para problematizar os tipos de saberes e concepções relativas ao uso das tecnologias móveis sem fio que são propagados entre alunos da Educação Básica.