Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
Aplicação dos saberes no desenvolvimento de um repositório digital
Vinícius da Silva Crizel, Mônica Ulguim Nunes, Victor Barros Coch, Viviani Rios Kwecko

Última alteração: 01-11-2016

Resumo


Concebido por alunos do curso Técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio, este relato apresenta o desenvolvimento de um repositório digital paralelamente a criação de um website. Este trabalho tem o objetivo de estruturar um centro de documentação de referência que reflita informações atualizadas e contextualizadas sobre as dimensões regionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A carência de uma base de dados modelo, que reúna informações deste tipo em nível regional, motivou a implementação deste repositório para servir de apoio a estudos posteriores. O SGBD utilizado é o PostgreSQL, banco de dados relacional que permite o armazenamento e indexação das informações obtidas por meio das entrevistas com trabalhadores, empregadores e docentes realizadas anteriormente. Inicialmente foi desenvolvido o protótipo do banco de dados, movendo-se para a implementação das interfaces. Na etapa seguinte foram criados diagramas relacionais e de entidade-relacionamento para o banco de dados. O sistema web, que está em fase de finalização, permitirá a representação dos dados em tabelas paginadas com filtros, gráficos e modelos estatísticos, de modo a tornar o conteúdo de fácil acesso e interpretação. Essa plataforma está sendo construída com o CakePHP, framework que utiliza a programação Orientada a Objetos (OO) aplicada a linguagem PHP. Além desta, linguagens de programação como HTML, CSS e JavaScript foram usadas para o desenvolvimento da interface gráfica do website. Para desenvolver um website o programador deve questionar-se acerca do fácil acesso do usuário a informação, se essa informação possui qualidade e credibilidade. Procurou-se considerar tais observações através da lógica de distribuição do conteúdo por trás dos menus, demonstrando a possibilidade do usuário de navegar até seu destino em no máximo 3 cliques. Outro elemento refere-se a origem da informação que nesse repositório está vinculada a outras pesquisas sobre o tema aplicadas pelo instituto e por outros repositórios de referência. A compilação de dados sob forma de um repositório significa uma ferramenta de aprendizagem, pois permite ao aluno aplicar sua rede de saberes, problematizando seu campo de formação profissional. Assim, a validade desse experimento torna-se altamente relevante para a educação técnica integrada ao ensino médio.

Palavras-chave


Educação; Repositório Tecnologia

Texto completo: PDF