Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
Observatório do mundo do trabalho: um estudo dos egressos do IFRS - Campus Caxias do Sul
Patrick Kidabam Silva, Daiane Scopel Boff

Última alteração: 27-10-2016

Resumo


O mundo do trabalho tem demandado, com muita ênfase, profissionais capacitados para contribuir com o desenvolvimento profissional da região. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul, tem o compromisso de formar profissionais qualificados para atuar, em especial, nas áreas relacionadas aos arranjos produtivos locais, suprindo as necessidades de um mercado cada vez mais competitivo. Pesquisas que focalizam o trabalho, nas suas diferentes formas de ser, contribuem com a qualidade das discussões que são realizadas neste âmbito, considerando as especificidades desta instituição. Com o objetivo de mapear a inserção dos egressos de cursos ofertados pelo IFRS - Campus Caxias do Sul no mundo do trabalho, bem como levantar subsídios para avaliar a abrangência de tal formação na vida profissional desses sujeitos é que se desenvolve esse projeto de pesquisa. Inicialmente, foi realizado, junto ao Setor de Registros Escolares, o levantamento de todos os egressos dos cursos ofertados pelo Campus Caxias. Os resultados apontaram trinta e um estudantes concluintes do curso Técnico em Fabricação Mecânica; trinta do curso Técnico em Química; vinte e oito do curso Técnico em Plástico; dezessete do curso Técnico em Administração; quinze do curso de Licenciatura em Matemática e cinco do curso Técnico em Processos Metalúrgicos. Os egressos foram contatados via endereço de e-mail ou via telefone, a fim de atualizarem os seus dados no cadastro da instituição. Como instrumento de pesquisa, foi construído um questionário online, com dezoito perguntas fechadas e/ou abertas, que focalizou a forma e em que medida os profissionais formados pelo Campus se inseriram no mundo do trabalho, como avaliam o curso concluído, bem como analisam a abrangência do curso escolhido na sua vida profissional e pessoal.  O questionário, em fase de aplicação, conta já com vinte e três participantes, cujos resultados parciais apontam que mais da metade estão exercendo atividade profissional na área de atuação acadêmica, aproximadamente 75% reconhecem que o curso colaborou de forma muito satisfatória para o seu desenvolvimento profissional e pessoal e mais de 90% avaliam o curso realizado como bom ou ótimo. A análise preliminar desses resultados, de forma relacional com os perfis de egresso, presente nos Projetos Pedagógicos de Curso, permitiu concluir que, como instituição de ensino, o IFRS - Campus Caxias do Sul vem contribuindo na oferta de cursos de qualidade, aderentes a demanda regional, sendo reconhecidos por seus egressos.

 


Palavras-chave


Egresso; Mundo do Trabalho; Educação Profissional

Texto completo: PDF