Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
Projeto e construção de uma fresadora CNC didática para usinagem de não metálicos
Vinicius Amaro da Silveira Arpino, Stefhanie Freitas Einhardt, Stefhanie Freitas Einhardt, Lyandra Witte Viana, Lyandra Witte Viana, Ricardo Freitas Vergara, Ricardo Freitas Vergara

Última alteração: 01-11-2016

Resumo


O trabalho consiste em elaborar o projeto e fabricar uma fresadora CNC Didática para usinagem de não metálicos, que seja versátil e de uso simples para operadores leigos. Surgiu da dificuldade de usinagem de superfícies complexas no curso de Fabricação Mecânica e Engenharia Mecânica do IFRS, podendo usinar em trajetórias complexas. Construir uma máquina que usine peças através de uma velocidade de corte resultante da rotação da ferramenta de corte acoplada e da translação da estrutura em algum dos quatro eixos, seguindo uma trajetória gerada em um software, em código G. A máquina é basicamente constituída de uma estrutura que desliza sobre guias lineares devido à rotação de um fuso retificado movido por motores de passo em cada eixo de movimentação. O projeto vem sendo desenvolvido com base na bibliografia de projetos já feitos em outras instituições de ensino renomadas, dimensionando-se os componentes mecânicos e eletrônicos de acordo com parâmetros de contorno pré-estabelecidos e custo benefício dos mesmos. Para a organização das tarefas a serem realizadas foi utilizado um software de gerenciamento de projetos, OpenProj. A estrutura de projeto foi baseada em tópicos ‘pai’ e ‘filhos’, como pesquisa bibliográfica, projeto dos elementos que compõe a máquina, cotação, compra e recebimento dos itens, montagem e testes. Para a utilização da máquina, irão ser usados os softwares SolidWorks, CamBam e Mach3 (CAD, CAM,e controlador). Os resultados serão obtidos ao final do projeto, a partir de respostas positivas ou negativas quanto as necessidades pré-estabelecidas que a máquina deveria suprir. O trabalho está em andamento, em fase de projeto, mas já contribuindo significativamente para os estudantes envolvidos devido à multidisciplinaridade do projeto, onde os alunos veem adquirindo novos conhecimentos principalmente nas áreas de CAD/CAM, elementos de máquinas e automação. Espera-se ao final uma máquina simples, de baixo custo, fácil manuseio, e de grande versatilidade, que possa auxiliar nas disciplinas de usinagem. O trabalho tem um impacto significativo nas áreas de desenvolvimento tecnológico e ensino no campus, devido à ampla gama de assuntos e matérias que estão relacionadas de alguma forma com o projeto e ampliação dos recursos quanto a usinagem nos cursos do campus Rio Grande.


Palavras-chave


Fresadora; CNC; Usinagem

Texto completo: PDF