Última alteração: 31-10-2016
Resumo
Para que a preservação da história das instituições educacionais se efetive, torna-se necessária a organização, catalogação e digitalização de seus acervos fotográficos escolares. Deve-se ter em conta que muitas instituições possuem grandes acervos de relevância histórica, entretanto os mesmos encontram-se abandonados. Na cidade de Osório, tal situação não é diferente. Com o intuito de atuar na valorização da história das instituições escolares na referida cidade, desenvolve-se, desde 2012, o projeto História das instituições educacionais e seus acervos escolares em Osório-RS. Entre 2012 e 2015, foram digitalizados e catalogados os acervos imagéticos das Escolas Estaduais General Osório e Cônego Pedro Jacobs. A edição de 2016, dedicou-se à digitalização do acervo da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos (Escola Polivalente), fundada em 1971, durante a Ditadura Militar. Após sua digitalização, iniciou-se o processo de catalogação das imagens. A escolha dessa instituição refere-se ao contexto em que a mesma foi fundada, bem como às características que esse tipo de instituição possuía. O presente estudo tem por objetivo apresentar a caracterização e o processo de catalogação do acervo da referida instituição. Trata-se de uma pesquisa histórica, com viés arquivístico. Para tanto, buscou-se embasamento teórico para as categorias: cultura escolar (com o intuito de alicerçar a compreensão das temáticas retratadas), história das instituições escolares (para compreensão do papel da história das instituições educacionais), assim como referenciais de organização e catalogação de arquivos. Até o presente momento, realizou-se a digitalização completa do acervo da instituição selecionada, o qual se encontrava disposto em seis pastas e um álbum, o que facilitou o processo de digitalização e o de catalogação, já iniciado. Percebeu-se que o acervo contém fotografias de práticas escolares e do prédio da instituição, retratando notadamente a fachada e o pátio interno. As fotografias de práticas escolares referem-se especialmente às comemorações cívicas ou não, tais como Sete de Setembro, Semana Farroupilha, festas juninas, aniversário da escola e gincanas.