Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Diferenças entre gênero percebidas no IFRS Câmpus Erechim
Rosário Marta Pedrozo, João Marcelo Faxina, Fernanda Zatti, Camila Carmona Dias

Última alteração: 27-10-2016

Resumo


Esta pesquisa pretende analisar as relações de gênero no contexto educacional, especificamente nos cursos técnicos e superiores, do Campus Erechim do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Nesse contexto propomos investigar as percepções e experiências das estudantes e servidoras acerca do tratamento recebido, à luz do gênero, na instituição e em suas dependências. Para isso, utilizamos como instrumento de pesquisa dois modelos de questionário (um para as estudantes e outro para as servidoras), que foram disponibilizados ao público do estudo em formato digital, previamente submetido ao comitê de ética da instituição. Os dados obtidos foram cuidadosamente organizados e analisados pelos pesquisadores responsáveis. Considerando-se os propósitos do presente trabalho, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e quantitativa. Objetivando revelar as relações educacionais e profissionais, fundamentais para ampliar a compreensão e fortalecer a ação de combate à discriminação e ao preconceito. O desenvolvimento da investigação se deu em duas etapas, na primeira delas realizou-se uma pesquisa documental a partir do levantamento e interpretação da representatividade de gênero nos cursos, coleta de referencial teórico, assim como dos dados de ingresso, evasão, e conclusão de estudantes dos cursos técnicos e superiores obtidos por consulta ao Sistema de Informações Acadêmicas (SIA). Já a segunda etapa aconteceu, como supracitado, com a aplicação de questionários. Para um melhor aprofundamento da análise de dados escolheu-se a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011). A análise de conteúdo constitui uma metodologia de pesquisa usada para descrever e interpretar o conteúdo de toda classe de documentos e textos, conduzindo a descrições sistemáticas, qualitativas ou quantitativas, e que ajuda a reinterpretar as mensagens e a atingir uma compreensão de seus significados num nível que vai além de uma simples leitura, e com a qual selecionamos algumas categorias para uma análise maior, como exemplo a dominação masculina no mundo do trabalho. A amostragem conta com 214 respostas de estudantes e 29 respostas das servidoras. Entende-se que a proposta deste estudo poderá contribuir com a obtenção de elementos que embasem propostas e ações que podem vir a ser desenvolvidas no espaço institucional. Além do que, compreender as percepções das participantes a respeito das relações de gênero no contexto educacional, também poderá contribuir com a promoção da equidade entre homens e mulheres de maneira enriquecedora

 


Palavras-chave


Gênero; Preconceito;Educação; Discriminação

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