Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Aprender espanhol cantando: o ensino de língua estrangeira por meio da música na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Vanessa Lopes Pereira, Denise Mallmann Vallerius

Última alteração: 01-11-2016

Resumo


O projeto “Aprender Espanhol Cantando: o ensino de Língua Estrangeira por meio da música na Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, vincula-se ao Núcleo de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (NELEM) do IFRS - Campus Restinga e procura empregar a música como ferramenta no aprendizado da língua espanhola, uma vez que existem razões cognitivas, afetivas e linguísticas que justificam a sua utilização no aprendizado de uma língua estrangeira. Busca o desenvolvimento de estratégias de aprendizado que suscitem prazer, motivação e interesse em aprender, observando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este projeto de pesquisa ocorre a partir da consecução do projeto de extensão “Venga a cantar”, desenvolvido no Campus Restinga desde 2014, o qual se realiza junto a alunos de EJA da Escola Municipal Pessoa de Brum, constituindo-se por um grupo musical que apresenta, a cada novo encontro (quinzenal), uma música em língua espanhola, levando os alunos a participarem ativamente da apresentação. As atividades são acompanhadas pela bolsista de pesquisa deste projeto, a qual, juntamente à orientadora, aplica instrumentos capazes de aferir a eficácia da proposta em cada encontro realizado, analisando-os posteriormente a fim de se planejar e aprimorar os encontros seguintes. Percebe-se seu impacto positivo junto aos alunos de EJA, uma vez que os faz protagonistas de sua própria aprendizagem. Aplica-se, também, um breve questionário indagando os participantes quanto às suas impressões em relação à atividade, buscando-se verificar o grau de afetividade e de interação obtidos. As respostas aos testes revelam resultados bastante satisfatórios em relação ao que os alunos foram capazes de assimilar acerca da língua espanhola por ocasião da atividade musical desenvolvida. No entanto, o que mais chama a atenção são as respostas dadas a perguntas de caráter mais subjetivo, em que se pretende perceber como os participantes sentiram-se ao desenvolver a atividade. Quase que a totalidade dos envolvidos expressa sentir-se muito à vontade, em um ambiente descontraído, que não lembrava uma “aula”, e desejosos de se apropriarem daquele conhecimento, corroborando, assim, os princípios teóricos norteadores do projeto.

 


Palavras-chave


Ensino; Espanhol; Música

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