Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Escola Polivalente: digitalização de seu acervo para preservação de sua história
Karen Cinca, Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


A digitalização dos acervos fotográficos escolares é uma forma de preservar a memória das instituições, tendo em vista sua importância para a comunidade local. Além disso, o processo de digitalização permite a ampliação do acesso por pesquisadores da área. Destaca-se que o presente estudo encontra-se vinculado ao projeto História das instituições educacionais e seus acervos escolares em Osório-RS, o qual, entre seus objetivos, visa a disponibilização online dos acervos escolares. Esse projeto teve início em 2012 e duas escolas já tiveram seus acervos digitalizados, sendo elas as Escolas Estaduais General Osório e Cônego Pedro Jacobs. Em 2016 iniciou-se a digitalização do acervo da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Tereza Vilanova de Castilhos – Polivalente, fundada em 1974, no período da Ditadura Militar. Assim, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da digitalização como ferramenta relevante na preservação de acervos históricos. Esta escola, devido ao período em que foi fundada, possui características peculiares tanto na sua estrutura física, quanto nos seus objetivos educacionais para a qual foi criada. Desta forma, a escolha desta instituição se deu por causa de seu contexto histórico, visto que naquele período o objetivo das escolas era formar mão de obra barata, podendo ser observados, através das fotografias, traços que conferem tal afirmação. Para a realização desta pesquisa, buscou-se referenciais metodológicos que pautam tanto a compreensão do papel da digitalização, como o seu processo para viabilizar a preservação dos objetos em suporte de papel. Foi necessário, ainda, formar referenciais teóricos sobre a história das instituições educacionais. Para a digitalização das fotografias, utiliza-se um scanner de mão que é levado até o acervo da instituição, não havendo locomoção do material trabalhado. Até o momento foi feita a digitalização completa do acervo da escola escolhida, o qual se encontrava disposto em seis pastas e um álbum, organizado com base em critérios cronológicos e temáticos, o que facilitou o processo de digitalização.

Palavras-chave


Digitalização; Preservação; Escola Polivalente; Acervo

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