Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
Seminário integrado: aprendizagem para além da sala de aula
Eduarda Santos de Oliveira, Gisele Palma

Última alteração: 27-10-2016

Resumo


No ano de 2010, a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul apresentou uma nova proposta para a educação básica, organizando o Ensino Médio (EM), em duas modalidades: o EM Técnico Integrado e o EM Politécnico. O EM Politécnico constituiu-se como pano de fundo da investigação, uma vez que o foco central da mesma foi o Seminário Integrado, o qual viabiliza as propostas do EM Politécnico. O presente texto propõe a reflexão referente aos impactos que a implementação dos Seminários Integrados (SI) tem provocado nas vidas dos estudantes do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego José Leão Hartmann, abordando resultados parciais da pesquisa em andamento. A partir dessa discussão, o estudo aqui socializado, articulado à pesquisa “Seminário Integrado no Ensino Politécnico: Reflexões, Possibilidades e Estratégias Educativas”, tem como problema central o seguinte questionamento: “De que forma as aulas do Seminário Integrado têm influenciado na vida dos alunos?”. Objetiva, assim, compreender de que forma as pesquisas realizadas, pelos alunos, durante as aulas dos Seminários Integrados, têm contribuído para suas vidas. Objetiva-se, também, identificar de que forma os discentes interpretam as mudanças curriculares e conceituais, promovidas pela implementação dos SIs. A investigação tem caráter quantitativo e qualitativo. Dão sustentação teórica aos estudos, entre outros, Freire; Ausubel; Azevedo. Para a coleta de dados foram utilizados questionário; observações e fichas de registro; análise de documentos; e narrativas. Os sujeitos da pesquisa são alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego José Leão Hartmann. A análise dos dados está alicerçada nos fundamentos da metodologia Análise de Conteúdo, por meio da qual emergirão as sínteses para discussão dos resultados. Espera-se que a pesquisa realizada pelos alunos tenha impacto positivo na vida deles. Identificar se ao longo da pesquisa eles aprimoraram suas ideias, construíram novos conhecimentos e se amadureceram suas crenças iniciais em relação aos seus objetos de estudo. Com base nas análises realizadas até o momento, foi possível concluir que, na Escola Cônego, os Seminários Integrados têm impactado positivamente na vida dos alunos. Os mesmos, ao serem questionados em relação às aulas do SI e a influência das mesmas em suas vidas, destacam, como aspecto mais relevante, que “as aulas auxiliam para que eles saibam analisar melhor as questões da sociedade”. Podemos compreender que este fenômeno só é possível porque Ensino e Pesquisa caminham juntos, possibilitando que a construção do conhecimento seja crítica e significativa.


Palavras-chave


Seminário integrado; Impacto; Educação

Texto completo: PDF