Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Implementação de um sistema de injeção eletrônica indireta em um veículo de eficiência energética
Gabriel Pansera, Airton Campanhola Bortoluzzi

Última alteração: 01-11-2016

Resumo


O projeto consiste na implementação de um sistema de injeção eletrônica para a motorização de um veículo participante da competição Shell Eco-Marathon. Esta competição tem a finalidade de medir a eficiência energética de veículos protótipo com motores a combustão interna de baixa cilindrada. Neste contexto o método utilizado para alimentação de combustível, torna-se decisivo durante a prova, o que indica o sistema de injeção eletrônica como o meio mais adequado para este fim, tendo em vista o controle preciso de mistura ar/combustível que este sistema proporciona. Com isso o principal objetivo do projeto é implementar um sistema de injeção eletrônica, utilizando gasolina como combustível, realizando as adaptações necessárias e os devidos testes, com o intuito de alavancar os resultados do veículo de eficiência. Para a concretização deste projeto é pesquisado na bibliografia os itens necessários para a instalação de tal sistema, verificando-se os sensores e atuadores fundamentais, tais como: Sensores Tps (posição da borboleta), Map (pressão da admissão), O2 (sonda lambda), Act (temperatura do ar), Ect (temperatura do motor), Ckp (posição do virabrequim) e atuadores (bico injetor e bobina de ignição). Além dos itens citados, um módulo de injeção eletrônica (ECU) e um leitor de sonda lambda são adquiridos. Com tais elementos, parte-se para a etapa de adaptações, onde é usinada uma roda fônica, servindo de referência para o sensor Ckp, fabrica-se um novo coletor de admissão para posicionar o bico injetor em um local mais adequado, também é fabricado um suporte para o sensor Ckp e outro para o sensor de temperatura do motor. Todas as usinagens são efetuadas no laboratório de CNC do campus Erechim com a utilização do software Edgecam 2012. Também é realizado um teste experimental no bico injetor a fim de determinar seu coeficiente de vazão, isso com o intuito de programar os mapas de injeção da ECU. Como resultado parcial tem-se a adaptação de um motor de 35 cilindradas, inicialmente com alimentação por carburador, para um sistema de injeção eletrônica. Os sensores encontram-se instalados no corpo do motor com o respectivo circuito elétrico e o módulo de injeção programado. O próximo passo do projeto é ligar o sistema e verificar o funcionamento do mesmo.


Palavras-chave


Shell Eco-Marathon; Injeção eletrônica; Motores de combustão interna; Eficiência Energética

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